No último dia 05 de março, a CATI – Regional Marília lançou os Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com as treze Prefeituras Municipais que compõem a unidade. O objetivo do evento foi apresentar à sociedade e comunidade rural as novas iniciativas propostas para o desenvolvimento das cadeias produtivas da região. Dentre elas foram priorizadas cafeicultura, pecuária leiteira, pecuária de corte, fruticultura, olericultura e mandioca.
O coordenador da CATI, José Luiz Fontes, esteve presente na solenidade, representando também o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento. Na oportunidade, esclareceu sobre a Missão da CATI, o conceito de desenvolvimento rural sustentável e a importância do diagnóstico participativo, que tem por objetivo ouvir as necessidades dos pequenos e médios produtores para viabilizar programas e projetos que atendam aos anseios da comunidade. Isso vai possibilitar a otimização de recursos financeiros e técnicos e integrar as políticas públicas disponibilizadas aos agricultores. Fontes destacou a importância do trabalho de conjunto das diversas instituições ligadas ao setor, nos levantamentos das potencialidades e necessidades do produtor rural, a fim de viabilizar o estudo de propostas de ações voltadas ao efetivo desenvolvimento rural sustentavel. Ressaltou também que, o Plano é do município e a participação dos prefeitos municipais foi de fundamental importância para o resultado obtido.
Já José Ticiano Tóffoli, vice-prefeito de Marilia, na solenidade representando o prefeito municipal, enfatizou a importância da elaboração dos planos ouvindo as bases e principalmente vinculando a outras questões que afetam o desenvolvimento rural: saúde, educação, transporte, cultura, etc, que permitem a busca de novas políticas públicas para a melhoria da qualidade na vida rural. Os prefeitos das cidades de Garça, Oscar Bressane e Ocauçu, discorreram sobre a experiência de construção do plano e a sua aplicação prática, apresentando alguns projetos decorrentes dos Planos Municipais que estão sendo aplicados nos seus municípios.
Na oportunidade, o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural, Angelo Domingos Rossi, abordou o papel dos Conselhos Municipais na elaboração dos Planos e as etapas que foram seguidas. Ele enfatizou a importância do trabalho em grupo, o envolvimento da comunidade no planejamento e a integração das entidades na elaboração de metodologia para o estudo das cadeias produtivas e as diretrizes para o desenvolvimento rural.
Segundo Maria de Fátima Caetano Prado, diretora da CATI – Regional Marília, todos os planos municipais de desenvolvimento rural sustentável foram elaborados de forma participativa, com a colaboração de produtores rurais, suas esposas e filhos, trabalhadores e outros envolvidos. Ela explica que foram levantados os problemas enfrentados pela comunidade, sejam eles de âmbito social, ambiental ou tecnológico, integrando todas as secretarias municipais, visando viabilizar as necessidades do segmento rural.
Participaram do evento aproximadamente 150 pessoas entre prefeitos, secretários municipais, vereadores, conselhos municipais de desenvolvimento rural, entidades ligadas ao setor agropecuário, ONGs e agricultores. Ao final, todos os prefeitos que compõem a região de Marília, juntamente com os presidentes dos Conselhos, assinaram os planos e autorizaram sua publicação no site da CATI, que poderão ser acessados pelo endereço www.cati.sp.gov.br.
quinta-feira, 11 de março de 2010
Região de Marília lança planos que beneficiam a comunidade rural
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário