terça-feira, 9 de março de 2010

Guaraçaí conhece novas cultivares de abacaxi

Em parceria com diversos órgãos dos governos Federal e Estadual, dentre eles a Embrapa, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo – Fetaesp, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, MDA e APTA, com apoio da Prefeitura Municipal, a CATI Regional de Andradina, através da Casa da Agricultura de Guaraçaí, realizou uma palestra técnica no dia 2 de março, para introdução de duas novas cultivares de abacaxi: IAC Fantástico, desenvolvido pelo pesquisador científico Dr. Ademar Spironello, do Instituto Agronômico de Campinas e Imperial, lançado pela EMBRAPA.

Uma das características agronômicas dessas novas cultivares é a resistência à doença que ataca principalmente o sistema radicular,chamada Fusariose, causada pelo fungo Fusarium subglutinans. O ataque severo desta doença na cultura, tem como sintomas, o amarelecimento das folhas e posteriormente a morte das plantas.

Como a variedade mais plantada atualmente em Guaraçaí é a cultivar Havaí, que apresenta alta suscetibilidade a essa doença, a introdução dessas novas cultivares irá representar um grande avanço tecnológico na cultura do abacaxi, uma vez que o município é considerado o maior produtor do Estado de São Paulo, com 67,5 milhões de pés plantados.

O fungo responsável pela Fusariose está presente na maioria dos solos da região, por isso, a Casa da Agricultura de Guaraçaí, em parceria com o MDA – Ministério de Desenvolvimento Agrário, está implantando uma Unidade de Demonstração no município, para testes comparativos das duas novas cultivares de abacaxi, cujas características agronômicas serão analisadas em relação à tradicional Havaí. “Para essa finalidade, serão plantados 3,5 mil pés de cada uma das três cultivares, cujos resultados finais serão divulgados para os produtores de abacaxi de Guaraçaí e região”, conta o engenheiro agrônomo Atílio Batista Pacce, coordenador do projeto.

Segundo os pesquisadores do IAC e da EMBRAPA, essas novas cultivares são altamente promissoras, pois além da resistência à citada doença, seus frutos apresentam excelentes características para o consumo in natura, devido à baixa acidez e ótimo sabor, bastante apreciado pelos consumidores. Essa é uma grande alternativa de produção para Guaraçaí e região, tendo em vista que será uma oportunidade para diversificação de cultivares, como opção para atender o mercado de fruta in natura, já que o abacaxi Havaí é mais apropriado para a industrialização, por sua elevada acidez.

De acordo com o diretor da CATI Regional Andradina, médico veterinário Carlos Hajime Kawatani, “a Unidade de Demonstração, implantada pela Casa da Agricultura de Guaraçaí, é uma iniciativa de fundamental importância para desenvolvimento da fruticultura regional”.

O evento contou com a presença de 30 produtores rurais, representantes da Fetaesp, Presidentes da APAMG, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Patronal, bem como da presença Prefeito Municipal de Guaraçaí, Alceu Caetano, que fez a abertura da Palestra, elogiando essa introdução dessa nova tecnologia.

Nenhum comentário: