terça-feira, 9 de março de 2010

CATI Regional de Lins promove demonstração de colhedeira de café

Visando substituir operações manuais para a cultura do café foram realizadas, no dia 26 de fevereiro, duas demonstrações de equipamento para mecanizar a cultura do café no município de Getulina.

Uma das dificuldades do setor é encontrar mão-de-obra em quantidade para que a operação pré-colheita seja feita com rapidez e a um custo baixo.

O primeiro equipamento da empresa DRIA, foi apresentado na propriedade do Sr Paulo Sonehara, onde o equipamento fazia as operações de "varrer" e de assoprar as folhas que ficam embaixo da saia do pé de café.

O Segundo equipamento da empresa Dragão Sol, foi apresentado na propriedade do Sr Elio Noboru Savazaki, onde o equipamento além de varrer e assoprar, ainda triturava as folhas.

O evento contou com a presença de técnicos e produtores. A CATI Regional Lins contou com a parceria da revenda de equipamentos agrícolas Coremagri e da indústria Dragão Sol para a realização do evento.

A aquisição dos equipamentos se dá através da formação de um grupo de cafeicultores do município de Getulina, que juntos sentiram a necessidade de encontrar caminhos que otimizassem a colheita de café e que tornasse possível a agregação de valor ao produto. A união proporcionou a compra conjunta do equipamento, e, além de atender o grupo, prestará serviço a terceiros.

Nenhum comentário: