quarta-feira, 24 de março de 2010

Transformação social: Adamantina realiza Entrega de Alimentos para o PAA e para a Merenda Escolar

A Associação Passiflora dos Produtores Rurais de Adamantina e Região (APPRAR) realizou, no último dia 9 de março, na Casa da Agricultura de Adamantina a primeira entrega de alimentos de 2010, destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e também a primeira entrega dos produtos para a merenda escolar.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar –PNAE, conhecido como Merenda Escolar, consiste na transferência de recursos financeiros do Governo Federal, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios, para a aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar. Através da Lei Federal 11.947/09, ficou instituído que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal sejam destinados à aquisição de alimentos da Agricultura Familiar.

O objetivo do evento foi divulgar as ações do PAA de Adamantina, bem como realizar a entrega dos produtos para as instituições beneficiadas e também para a Prefeitura Municipal através da secretaria de Educação, com a entrega de produtos destinados à merenda escolar.

O evento contou com a participação de diversas cidades da região, como Tupã, Bastos, Lucélia, Florida Paulista, Pacaembu, São João do Pau d’alho, Dracena entre outras. Estiveram presentes diversas autoridades regionais, produtores rurais, representantes de entidades assistenciais e imprensa.

O PAA beneficiará 100 produtores rurais do município, através da associação de produtores que é a gestora, garantido a compra de seus produtos, gerando renda durante pelo menos 10 meses, tempo de duração do convênio.

Segundo Luiz Alberto Pelozo, diretor da CATI Regional de Dracena que abrange o município de Adamantina, o programa de Alimentação Escolar irá beneficiar cerca de 7 mil alunos, 15 escolas, que a partir deste programa estarão consumindo produtos da agricultura familiar produzidos no município, gerando mais emprego e aquecendo o comércio. “É um círculo virtuoso para a economia local”.

Além de contribuir para amenizar os efeitos da crise econômica internacional, garante mercado e bons preços aos pequenos produtores, combatendo a pobreza rural.

Assim, é possível promover o desenvolvimento sustentável, que significa adquirir gêneros alimentícios diversificados, produzidos localmente, através da articulação das políticas públicas, além do controle social, respeitando as tradições alimentares locais, fornecendo uma alimentação saudável e gerando segurança alimentar e nutricional.

Através deste programa é possível a junção de políticas públicas, gerando uma estabilização da produtividade, com garantia de comercialização e, consequentemente garantia de renda.

O engenheiro agrônomo da CATI, Mauricio Konrad, apresentou os dados sobre o PAA em Adamantina que teve início em fevereiro de 2009, e que com este projeto em questão, já foi conseguido junto ao Governo Federal cerca de 710 mil reais para atender quatro grupos de produtores rurais. Konrad ressaltou também a importância dos produtos para a merenda escolar, e ressaltou que em Adamantina a Prefeitura realizou duas chamadas publicas, onde serão adquiridos cerca de R$ 54 mil em frutas, legumes, leite e derivados.

Finalizando a solenidade, o prefeito Kiko Micheloni, agradecendo a participação de todos, disse que pretende ampliar a participação da agricultura familiar na merenda e entre os departamentos da prefeitura, “o que for possível fazermos para auxiliar a agricultura familiar de nosso município, o poder publico municipal está disposto a ajudar”, ressalta Micheloni.

Nenhum comentário: