quarta-feira, 3 de março de 2010

Palestra no município de Amparo aborda o potencial do turismo rural

Uma alternativa, para o espaço rural, como uma atividade de desenvolvimento social, humano e econômico é o Turismo Rural, especialmente em localidades privilegiadas pelas características ambientais, naturais, culturais e próximas aos grandes centros urbanos emissores de turistas, caso específico do município de Amparo, que faz parte da estância do Circuito das Águas Paulista.

O turismo rural permite fixar o homem no campo; promover o aumento de renda aos agricultores; criar novos empregos, especialmente para jovens e mulheres; aumentar a receita municipal e preservar, resgatar e divulgar o patrimônio natural e cultural local.

Pensando nisso, a Casa da Agricultura de Amparo, em parceira com a Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural do município, estará realizando no próximo dia 11 de março uma palestra sobre o potencial do Turismo Rural em Amparo. A palestra será realizada na sede do Sindicato Rural de Amparo, localizada na Praça Rui Barbosa, 235 ao lado da Rodoviária, a partir das 19:30 horas.

Além desses benefícios diretos, o turismo rural permite a venda direta de produtos agrícolas, a agregação de valor na forma de processamento artesanal e a venda de artesanato local.

Para tanto, nota-se a necessidade de conhecimento, motivação, treinamento e divulgação da atividade de turismo rural a fim de estruturá-lo como uma atividade econômica, procurando levar a possibilidade do negócio turismo rural para dentro da realidade das propriedades agrícolas, especialmente para a agricultura familiar através do acesso ao crédito, capacitação e associativismo.

O turismo rural em várias localidades permitiu a melhoria da qualidade de vida de agricultores, especialmente os com características familiares, através do aumento da renda da propriedade, através da inclusão das mulheres e dos jovens nas atividades da propriedade e da própria auto–estima desses produtores.

Amparo - pelas suas características naturais, propriedades históricas, agricultura diversificada, produtos processados, propriedades com características familiares, proximidade da Grande São Paulo e Região Metropolitana de Campinas - tem grandes oportunidades de fazer o turismo rural acontecer.

Nenhum comentário: