terça-feira, 16 de março de 2010

Casa da Agricultura de Piracicaba recebe visita da Agência Internacional de Energia Atômica

No dia 3 de março, a Casa da Agricultura de Piracicaba recebeu os pesquisadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e do Acordo Regional de Cooperação para Promoção da Ciência e Tecnologias Nucleares na América Latina e Caribe (ARCAL). A atividade faz parte de um projeto de pesquisa que envolve a agricultura familiar e conta com a participação de pesquisadores de 16 países.

Durante a abertura, o diretor da CATI Regional Piracicaba, Sérgio Rocha Lima Diehl, falou sobre as coordenadorias que integram a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Na sequência, o engenheiro agrônomo Eduardo Antonio Basso, da Casa da Agricultura de Piracicaba, divulgou as atividades de extensão rural realizadas pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Em seguida, foi aberta uma mesa-redonda, onde cada representante apresentou as atividades de extensão rural adotadas pelos seus respectivos países. O coordenador do projeto, professor Takashi Muraoka, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), apontou que um dos principais potenciais de pesquisa está voltado ao uso de isótopos em estudos de nutrição de plantas, especialmente ao que se refere à adubação fosfatada e à adubação verde, ligada à agricultura familiar.

No fim do encontro, os Assistentes Agropecuários da Regional de Piracicaba acompanharam os pesquisadores na visita técnica de três produtores familiares rurais, dentre pecuaristas, produtores artesanais e orgânicos.

Nenhum comentário: