quinta-feira, 18 de março de 2010

Casa da Agricultura de Buritama discute estratégias para o desenvolvimento da seringueira

A Casa da Agricultura de Buritama realizou na quarta-feira, 17, na fazenda Seringal Paulista, reunião para debater as perspectivas e estratégias para o desenvolvimento da cadeia produtiva da seringueira no município e região. O debate foi conduzido pelo engenheiro agrônomo, Jaime Vasques, pioneiro na exploração da borracha no Estado de São Paulo – ele introduziu a variedade RIM 600 (muda de seringueira) na região.

Participaram também os engenheiros agrônomos Mirele Vinhas Voltolini e Nilson Cardoso Tronez, a vereadora Fernanda dos Santos Moreira, o heveicultor (cultivador de seringueiras) Ireu Moreira e representantes da FATEC (Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto).

De acordo com Jaime Vasques, é importante pensar na competitividade. Segundo ele, os desafios para a cultura são de mão-de-obra qualificada, gerenciamento eficiente e descobrimento de clones melhores que RIM 600. Para Mirele Voltolini, as parcerias fortalecem o trabalho dos produtores e no caso dos seringueiros deve proporcionar aumento da qualidade no trabalho e do lucro.

“Nosso objetivo é formar um grupo de trabalho com os heveicultores para atuarmos de maneira intensiva e contínua, englobando organização rural para compra e venda em conjunto, eficiência de produção e sangria cujas metodologias utilizadas serão reuniões, capacitações e visitas técnicas aos produtores do grupo. Isso dará credibilidade tanto para os profissionais técnicos quanto para a instituição”, finaliza a agrônoma.

Nenhum comentário: