quinta-feira, 10 de junho de 2010

Associação de produtores de Itajobi realiza primeira compra conjunta

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Itajobi (APPRI) realizou recentemente a primeira “Compra Conjunta”, beneficiando seus associados. A APPRI conta hoje com 19 associados, sendo 8 produtores de leite.

A compra realizada foi de 7,5 toneladas de farelo de amendoim para a alimentação do gado leiteiro. Segundo o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Itajobi, Marcos Traldi, o farelo de amendoim substitui muito bem a soja, que possui maior preço de mercado, tornado mais barato os custos com ração.

De acordo com o presidente da associação, Antônio Hercules Sala, “o preço pago pelo farelo de amendoim foi bom, melhor ainda porque compramos em grande quantidade e economizamos com o frete”.

Porém as metas da APPRI vão muito além da compra conjunta. Seus integrantes estão se organizando para a pasteurização do leite produzido por seus membros, visando à venda em padarias e supermercados da cidade e aproveitando-se do Programa de Alimentação Escolar que contribuirá para absorção de uma grande quantidade do leite produzido.

“Vale lembrar que sempre é mais favorável a negociação, para a compra ou para a venda, quando o volume de produto comercializado é grande”, diz Traldi.

Nenhum comentário: