terça-feira, 8 de junho de 2010

Agroindústria de Paraíso desenvolve produto e cria perspectivas para diversificação de cultura no município

O município de Paraíso, regional de Catanduva, possui predominância do cultivo de cana de açúcar, com 9.117,4 ha (LUPA 2007/2008) destinados à cultura. Diante deste cenário adverso, surgiu no município a Agroindústria que realiza o processamento de mandioca, que ocupa somente 16,9 ha (LUPA 2007/2008).

Por isso, a Casa da Agricultura de Paraíso vai promover, em 2010, um curso de capacitação de produtores rurais interessados no cultivo, além de excursões em áreas de produção de mandioca.

Um exemplo de sucesso é a Agroindústria DCaipyra, que no ano passado iniciou suas atividades produzindo e embalando mandioca pré-cozida para venda em supermercados e restaurantes da região. Em janeiro deste ano os produtores tiveram a idéia de produzir mandioca tipo “chips” e foi um sucesso. A venda desse tipo de mandioca está compreendida entre as regiões de Catanduva, São José do Rio Preto, Araraquara e São Paulo, processando 300 kg do produto.

De acordo com o engenheiro agrônomo Edevaldo Pin, chefe da Casa da Agricultura de Paraíso, “nosso papel não é fomentar a atividade, mas sim transferir conhecimentos àqueles agricultores interessados na cultura”.

Um dos sócios da empresa, Luis Carlos Geromel, relata que com o aumento da produção certamente irá alavancar o consumo de mandioca, necessitando de mais produtores fornecedores.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através da Casa da Agricultura de Paraíso, pelo telefone (17) 3567-1488 ou pelo e-mail edevaldo.pin@hotmail.com.

Nenhum comentário: