terça-feira, 29 de junho de 2010

Projeto recolhe embalgens de agrotóxicos na região de Orlândia

As Casas da Agricultura de Morro Agudo, Ipuã, Guará, Aramina e Nuporanga têm projeto de devolução solidária de embalagens de agrotóxicos tríplice lavadas que está sendo um sucesso. A divulgação é feita em rádios, jornais, faixas e através de visitas às propriedades. Elas possuem parceria com revendas de agrotóxicos e com a FAFRAM - Faculdade de Agronomia Francisco Maeda, de Ituverava, onde as embalagens de agrotóxicos tríplice lavadas são recebidas, prensadas e vendidas para uma empresa recicladora de Guariba-SP e para empresas de eletrodutos (conduítes), fibra para vassouras, entre outras.

Em Morro Agudo, por exemplo, em um dia de campanha foram devolvidas mais de 10 mil embalagens vazias de agrotóxicos. Cada produtor que devolve as embalagens é cadastrado, anota-se o número de embalagens, a propriedade e a empresa de quem o produtor comprou os produtos. Além disso, cada produtor também doa alimentos não perecíveis para entidade filantrópica de ajuda a pessoas carentes e acometidas por câncer. Quem participa ganha cupom para concorrer a prêmios doados pela prefeitura local.

Segundo os organizadores do projeto, essa é uma maneira muito boa para aproveitamento e conscientização dos produtores da importância da destinação correta para as embalagens, que antes eram deixadas nas propriedades ou em beiras de córregos, nascentes, matas e estradas. Concluindo, é um projeto de extrema importância para os municípios e também para a regional de Orlândia, onde o consumo de agrotóxico é muito elevado.

Nenhum comentário: