sexta-feira, 4 de junho de 2010

Técnicos participam de curso sobre manejo ecológico e conservação de solo e água

Técnicos da CATI Regional de Orlândia participaram recentemente de um curso realizado pela Faculdade Francisco Maeda (FAFRAM), que abordou classificação e manejo de solos e água, com aulas teóricas e práticas e visita a uma área de café degradado, no campus da faculdade.

O objetivo foi que os técnicos presentes elaborassem um projeto de recuperação do café, utilizando métodos convencionais ou do Sistema Agroflorestal (SAF). Depois, os técnicos visitaram uma Área de Preservação Permanente (APP) em torno da represa e o desafio foi elaborar um projeto de reflorestamento.

O curso teve duração total de 88 horas. Na segunda parte do curso, foi realizada uma excursão para a Fazenda São Luiz, município de São Joaquim da Barra, que trabalha há alguns anos com agrofloresta em faixa, entre a cultura da cana de açúcar, recomposição de uma área de reserva legal e o SAF na APP e no seu entorno, com uma área de um hectare. O segundo módulo do curso foi fechado na FAFRAM, com o recebimento de material e o certificado.

Nenhum comentário: