quarta-feira, 2 de junho de 2010

Associação de Produtores de Aspásia entrega alimentos a entidades assistenciais através do PAA

Desde setembro de 2009 a Associação de Produtores Rurais de Aspásia aderiu definitivamente ao Projeto PAA do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB-MAPA), em que são beneficiados agricultores familiares e entidades assistenciais.

O projeto já existia desde 2006, porém não estava sendo colocado em prática. Técnicos da CATI e do ICA (Instituto de Cooperativismo e Associativismo), instituições pertencentes à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, após terem identificado a situação retomaram o projeto e junto com a Casa da Agricultura e Associação organizaram e deram prosseguimento ao desafio. Após várias reuniões com produtores foram estabelecidas a produção e entrega por parte dos primeiros 13 produtores beneficiados. Também foram identificadas as entidades assistenciais que tiveram interesse em aderir ao programa, dentre elas “Lar dos Idosos", Centros Espíritas, APAE, Casa da Criança e Hospitais.


Produtores - Planejando produção

O diretor da CATI Regional de Jales, médico veterinário Braz Valdir Tomaz, conta que pela característica de compromissos de entrega e distribuição, o Projeto tem proporcionado aos produtores beneficiados um melhor planejamento de sua produção tendo os preços dos produtos pré-estabelecidos pela CEAGESP (Tabela Preço Atacado). "Desta forma o produtor se motiva e participa mais obtendo uma melhor visão de mercado".

Segundo Braz, o PAA recebeu visitas de outras Associações, o que vem incentivando novas entidades a participar. "O projeto foi renovado em 2010 e atende 18 produtores produzindo e entregando para nove entidades assistenciais cerca de 80 toneladas de alimentos, atendendo 1800 pessoas carentes. È importante ressaltar a qualidade dos produtos entregues às entidades receptoras, que tem adquirido produtos frescos com grande valor nutritivo", finaliza.

Nenhum comentário: