terça-feira, 29 de junho de 2010

Mirandópolis busca alternativas para fortalecer a cadeia produtiva do leite

A Associação dos Produtores de Leite do município de Mirandópolis está se organizando para agregar valores à produção leiteira, como forma de viabilizar economicamente a exploração nas pequenas propriedades rurais e fortalecer a cadeia produtiva, visando à sustentabilidade do setor e a competitividade junto ao agronegócio regional.

Dentre várias iniciativas já adotadas pela associação, uma delas é a adoção de novas tecnologias aplicadas ao sistema de produção, para aumento da produtividade do rebanho leiteiro e melhoria da rentabilidade dos pequenos produtores de leite.

Com esse foco, 35 associados, técnicos e outros pequenos produtores de leite de Mirandópolis e região se reuniram no dia 28 de maio na sede do Sindicato Rural, para participarem de palestra técnica proferida pelo médico veterinário Josué Fermino dos Santos, que fez uma ampla explanação sobre o Projeto CATI Leite. “Este projeto tem como objetivo principal a exploração intensiva de pequenas propriedades rurais para utilização de adubação e irrigação, em módulos que permitem racionalizar o aproveitamento máximo das pastagens através do pastejo rotacionado, mantendo os seus valores nutritivos”, comenta o engenheiro agrônomo João Marcos Corrêa Zuin, técnico executor da Casa da Agricultura de Mirandópolis.

Outro aspecto importante desse Projeto é a ampliação do número de animais em lactação por unidade de área, alimentando-se de pastagens de alta qualidade, resultando em ganhos significativos nos índices de produtividade do rebanho leiteiro nesse sistema de produção.

Para aderir ao Projeto CATI Leite, os pequenos produtores devem procurar os técnicos das Casas da Agricultura do município para se informarem sobre os procedimentos.

“A cadeia produtiva do leite está presente em praticamente todos os municípios da região de Andradina e o seu fortalecimento depende de vários fatores, dentre eles a organização dos produtores, a utilização de novas tecnologias, a melhoria da qualidade do leite e a agregação de valor ao produto, que são fundamentais para o sucesso da atividade leiteira”, finaliza o médico veterinário Carlos Hajime Kawatani, diretor da CATI Regional de Andradina.

Nenhum comentário: