terça-feira, 8 de junho de 2010

CATI Regional Marília trabalha na construção de PRDRS

As três últimas reuniões do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Marília tiveram como um dos temas principais o Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável (PRDRS).

Na reunião do mês de março foram convidados os segmentos oficiais e privados ligados ao desenvolvimento rural da região para apresentação das estratégias de construção do Plano Regional. Na ocasião, os técnicos da CATI Regional de Marília apresentaram os Planos Municipais aos presentes e a metodologia proposta para o desenvolvimento do PRDRS, com o propósito de apresentar as questões que afetam a vida das comunidades rurais.

No mês de abril, os representantes de instituições oficiais e privadas ligadas ao desenvolvimento rural sustentável, como Secretarias Estaduais, Cooperativas, Associações, Sindicatos, entre outros, formaram grupos específicos, para estudo das questões relacionadas à saúde, educação, segurança, cultura, turismo que estão nos Planos Municipais e que são de interesse regional, para traçar diretrizes para o meio rural.

Já em maio, o Conselho se reuniu novamente para constituir grupos para estudos das cadeias produtivas priorizadas na região, que são: café, pecuária de leite, pecuária de corte, olericultura, fruticultura e mandioca.

Cada grupo terá um coordenador e será constituído com representantes de todos os elos da cadeia produtiva, tais como insumos, produtores rurais, setores de transformação, mercado formal, consumidores, além de agentes financeiros, Universidades e órgãos de pesquisa.

O objetivo desses grupos será estudar as fortalezas e fraquezas, ameaças, oportunidades, potencialidades das cadeias produtivas identificadas nos Planos Municipais, e propor diretrizes regionais para o possível rearranjo dessas cadeias. Esses grupos deverão apresentar até o final do mês de junho propostas e diretrizes que serão apreciadas por uma plenária em reunião do Conselho para consolidação do Plano.

Nenhum comentário: