quarta-feira, 2 de junho de 2010

Visitantes holandeses conhecem o Projeto CATI Leite na região de São José do Rio Preto

Professores da Universidade de Wagenin (Holanda) visitaram a região de São José do Rio Preto, acompanhados por André Luiz Monteiro Novo, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, no último dia 21 de maio. O objetivo foi conhecer o Projeto CATI Leite e a melhoria social que o projeto proporcionou aos produtores rurais e suas famílias.

Na oportunidade, foram recebidos pelo diretor da CATI Regional de São José do Rio Preto, o engenheiro agrônomo Orlando Franco, que explicou o andamento do projeto na região e as perspectivas para os próximos anos.

Os visitantes foram acompanhados pelo médico veterinário Ricardo Santos Silva e pelo engenheiro agrônomo Andrey Vetorelli Borges, da Regional, e pela médica veterinária Gracia Maria Gonçalves Cattelan, da Casa da Agricultura de Ipiguá até o município de Guapiaçu, na propriedade rural Chácara Lyrio Branco de Rogério Farias da Silva. No local, o engenheiro agrônomo Osmar Franco e o zootecnista Leandro Costa Falco, da Casa da Agricultura do município conduziram a visita. Rogério relatou aos presentes que o CATI Leite mudou sua vida: “antes eu trabalhava na cidade e tirava um pouco de leite, hoje eu, minha esposa, minha mãe e meu irmão vivemos do leite”.

Já em Ipiguá, na Estância Rozinês de Wagner Luis Dotoli que está no projeto há mais de seis anos, o produtor relatou que morava na cidade e tirava leite no sítio, agora com o projeto construiu uma bela casa na propriedade, onde mora com sua esposa e seus filhos. “Minha mulher e meu filho trabalham comigo na propriedade e minha filha faz faculdade com o dinheiro do leite”.

Segundo o diretor da CATI Regional de São José do Rio Preto, a idéia é expandir o projeto na região. “Hoje participam 12 dos 24 municípios da Regional. Nossa meta é alcançar 100% dos municípios com esse projeto”, disse.

Nenhum comentário: