terça-feira, 29 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente: programação para alunos do ensino fundamental

Embora comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado em Taiúva no dia 8, repleto de atividades para as crianças da escola Maria Aparecida Pedrinho Furlan (EMEF). O engenheiro agrônomo Roberto Savério, responsável pela Casa da Agricultura, realizou palestras no período da manhã e tarde a respeito da preservação do meio ambiente e sua importância.

Os professores das turmas escolares (4ª séries), dando continuidade ao projeto Aprendendo com a Natureza, desenvolveram atividade práticas com os alunos seguindo metodologia dos livros didáticos fornecidos pela CATI. Após as palestras e atividades práticas, os alunos assistiram a vídeos educativos que abordavam a conservação do meio ambiente e exemplos de simples ações que podemos realizar no dia a dia para preservá-lo.

Com o objetivo de divulgar as ações a favor do meio ambiente, o evento foi cadastrado no site oficial da UNEP (United Nations Environment Programme) e está divulgado através do site: http://www.unep.org/wed/2010/english/activities.

Em Cândido Rodrigues, a Casa da Agricultura promoveu diversas atividades para alunos da 4ª série do ensino fundamental. Esses alunos, participantes do projeto Aprendendo com a Natureza, uma parceria da CATI com escolas municipais em todo o Estado, puderam presenciar atividades de educação ambiental fora da sala de aula, o que fortalece ainda mais sua consciência ambiental. Os funcionários Francisco Maruca, Antônio Carlos Roversi e José das Táboas, da Casa da Agricultura, ainda acompanharam os alunos em visita a um viveiro de mudas, onde puderam conhecer todo o processo de produção de mudas florestais, visitaram as microbacias hidrográficas trabalhadas pela CATI no município e também participaram de um reflorestamento em área de preservação permanente (APP). Além disso, foi realizado o evento Pé de Livro, que uniu a consciência pela preservação dos recursos naturais com o prazer da leitura.


Alunos de Sorocaba aprendem sobre biomas

Seguindo as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, técnicos da CATI Regional de Sorocaba relizaram, no dia 11 de junho, palestra sobre os biomas do Brasil. O evento aconteceu na sede do Comando da Polícia Militar do Interior 7 e participaram cerca de 30 alunos da Escola Estadual “Profª Zélia Dulce de Campos Maia”.

Nenhum comentário: