terça-feira, 29 de junho de 2010

Regional de Andradina intensifica técnicas em pecuária Leiteira

A Cadeia Produtiva do Leite é uma das mais importantes na região de Andradina e vem recebendo incentivos tecnológicos, por meio de ações conjuntas entre da CATI Regional de Andradina, Fetaesp, Embrapa e Apta. Dentre as várias ações grupais já desenvolvidas no Projeto CATI Leite foi realizado, no mês de junho, no município de Guaraçaí, um evento regional objetivando a apresentação de técnicas para melhoria da produtividade de leite.

Na oportunidade os participantes puderam ver a exposição das tecnologias propostas pelo Projeto CATI Leite, visando à viabilidade técnica e econômica das pequenas explorações leiteiras. No decorrer do Dia de Campo, grupos de produtores e alunos da Escola Agrícola de Andradina participaram das apresentações teóricas e práticas na Unidade Demonstrativa, envolvendo diversos assuntos: técnicas de manejo das pastagens, plantio com aveia e azevém no período de inverno, alimentação do rebanho leiteiro no período da seca, recomendações agronômicas para formação de cana forrageira, irrigação em pastagens rotacionadas, entre outros temas.

Os assuntos abordados foram acompanhados de demonstrações práticas, aproveitando a infra-estrutura existente na propriedade do Sr. Fatore, já que ele utiliza várias tecnologias: pastejo rotacionado com cerca elétrica, irrigação em pequenos módulos de pastagens, área de cana forrageira, rebanho leiteiro de alta produtividade com acompanhamento sanitário e nutricional, bem como equipamentos necessários para exploração intensiva da atividade.

“A realização desse evento foi importante aos participantes, uma vez que as tecnologias apresentadas serviram de estímulo aos produtores de leite para adoção de novas práticas, visando ganhos reais da relação custo/benefício, melhoria da produtividade do rebanho e aumento da rentabilidade da pecuária leiteira, principalmente para os pequenos produtores de leite”, afirmou o médico veterinário Carlos Hajime Kawatani, diretor da CATI Regional Andradina.

Nenhum comentário: