terça-feira, 29 de junho de 2010

Palestra sobre manejo de irrigação em cebola

No dia 7 de maio foi realizada no Sindicato Rural uma palestra técnica sobre manejo de irrigação na cultura da cebola, organizada pela Casa da Agricultura de Monte Alto com o apoio do Sindicato Rural do município.

A região de Monte Alto responde por aproximadamente 29% da produção de cebola do Estado de São Paulo, ocupando uma área de 1.530 hectares em 230 propriedades (LUPA, 2008).

O sistema produtivo envolve a prática de irrigação, principalmente Pivô Central e Aspersão Convencional, e demanda conhecimentos técnicos específicos para um manejo eficiente.

A palestra foi organizada pelo engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura de Monte Alto, Ademar José de Sousa Júnior, e foi proferida pelo engenheiro agrônomo Deivison Santos, da CATI Regional de Jaboticabal.

O evento contou com a participação de produtores e representantes de revendas de insumos do município e abordou a importância econômica da cultura; ciclo da cultura; como, quando e quanto irrigar; irrigação por pivô central; necessidade de água da cultura e uniformidade de aplicação de água.

A palestra resultou na identificação de novas linhas de trabalho, como o estabelecimento de parâmetros locais de solo (profundidade, velocidade de infiltração de água, entre outros) e clima (evapotranspiração) visando melhorias no manejo de água.

Nenhum comentário: