terça-feira, 29 de junho de 2010

CATI realiza Dia de Campo sobre fruticultura com produtores assentados

O Núcleo de Produção de Mudas de Itaberá realizou um dia de campo sobre fruticultura, enfocando assuntos como poda e demais tratos culturais de inverno, adubação verde e quebra de dormência em ameixeiras. O evento reuniu técnicos do Núcleo e produtores familiares assentados.

Segundo o engenheiro agrônomo Emmanuel Afonso Souza Moraes, diretor do Núcleo, o evento é uma continuidade do trabalho iniciado há cinco anos com um grupo de 10 fruticultores, que em lotes de apenas um hectare, formaram pomares e têm alcançado bons resultados.

O produtor Sebastião Nunes, Presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Tupã, que congrega esses fruticultores, disse que esperam uma colheita total de cerca de 200 toneladas de ameixa este ano. “Só foi possível obter esses pomares bem desenvolvidos e tratados, graças às mudas sadias adquiridas da CATI, e ao acompanhamento técnico feito pelo agrônomo Emmanuel”, ressaltou Nunes.

Oficina sobre a cultura do pêssego
O NPM de Itaberá, em conjunto com a CATI Regional Itapeva, a Casa da Agricultura de Ribeirão Branco e a Divisão de Extensão Rural, realizou em junho, no contexto do Programa Mais Alimentos a 3.ª Oficina do Pêssego no Bairro Água Branca, Município de Ribeirão Branco, com fruticultores familiares do local, abordando assuntos relacionados com tratos de inverno. A primeira oficina ocorreu em Itaberá, nas dependências do Núcleo de Mudas. Na ocasião, o diretor do NPM abordou assuntos relacionados com nutrição equilibrada para a cultura do pêssego.

“Esses eventos mostram que as sementes e mudas produzidas pela CATI são instrumentos de extensão rural e assistência técnica junto a agricultores familiares, uma vez que podem facilitar uma maior aproximação dos técnicos da CATI com seu público”, salientou o engenheiro agrônomo Armando Azevedo Portas, diretor do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da CATI.

Nenhum comentário: