segunda-feira, 7 de junho de 2010

Corumbataí: conselheiros discutem Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável

Estiveram reunidos nas dependências do Centro Profissionalizante de Corumbataí, no dia 25 de maio, os membros do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural – CRDR. A reunião teve como pauta a apresentação dos trabalhos referentes à elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural, documento que apresenta um diagnóstico da região, que envolve os 14 municípios da regional agrícola de Limeira.

No Plano Regional foram discutidas as cadeias produtivas da cana-de-açúcar, fruticultura, bovinocultura, avicultura, milho e olericultura. Os conselheiros formaram comissões para poder estudar melhor as cadeias produtivas, sendo que os dados levantados foram inseridos no Plano Regional de Desenvolvimento Rural.
Surgiram reivindicações comuns das diversas comissões, dentre elas a redução da burocracia para obtenção de outorga do uso da água, melhoria da segurança no meio rural e melhoria das estradas rurais. Também foi colocada no plano a necessidade de melhoria das linhas de crédito rural, com equivalência em produto, bem como a necessidade de seguro agrícola para culturas olerícolas, que não possuem zoneamento agrícola.

O presidente do CRDR, Ricardo José Schmidt, se encarregou de levar estas reivindicações adiante, para que as discussões cheguem na esfera de políticas publicas estaduais e federais, possibilitando então as melhorias solicitadas.

Durante o encontro, técnicos das Casas da Agricultura dos 14 municípios da regional de Limeira apresentaram a legislação sobre estradas rurais vigente em suas cidades. Em praticamente todos os municípios existe legislação específica, porém falta sua execução prática, resultando muitas vezes em prejuízos para a trafegabilidade das estradas e, dessa maneira, onerando os custos de transporte dos produtos agropecuários.

Encerrando a reunião, o engenheiro agrônomo Vivaldo Aberto Viganó, da CATI Regional de Limeira, avisou aos conselheiros sobre o evento a ser realizado em Comemoração ao dia do Agricultor, que acontece no dia 21 de julho, em Limeira.

Nenhum comentário: