quarta-feira, 2 de junho de 2010

Reunião de Grupo de Trabalho da Agricultura Familiar tem como tema o consumo da água

Aconteceu no último dia 11, na sede do NUPLAN (Núcleo de Planejamento Urbanístico de Sorocaba) a reunião do Grupo de Trabalho da Agricultura Familiar, que teve como assuntos principais o consumo de água na região de Sorocaba e projeções para 2020, sendo que a atividade agropecuária foi apontada como a maior consumidora do recurso.

Sobre este assunto, os engenheiros agrônomos da CATI, Janaina Tonolli e Caetano Mainine, das Casas da Agricultura de Sorocaba e Ibiúna respectivamente, citaram alguns motivos que coloca a atividade como grande consumidora de água, como a necessidade biológica das culturas e criações, sistemas inadequados de irrigação, manejos inadequados de solo e água e utilização de insumos que causam poluição.

Como alternativas para minimizar os problemas ambientais, foram discutidos o pagamento por serviços ambientais, a educação ambiental para as populações urbanas e rurais e conscientização da população urbana, entre outros assuntos.

O engenheiro agrônomo Mauro Issler, de Ibiúna, levantou a necessidade dos sistemas de ATER e universidades em desenvolverem projetos que orientem os produtores dentro de suas cadeias produtivas, capacitando-os para a gestão da propriedade e acesso ao mercado e de haver assistência técnica contínua.

Janaina Tonolli levou para conhecimento do Grupo os Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável da região de Sorocaba e Ibúna explicando sua importância como delimitador das diretrizes para o desenvolvimento rural sustentável e para o balizamento de políticas públicas.

Nenhum comentário: