quarta-feira, 2 de junho de 2010

Casa da Agricultura investe em capacitação para os produtores rurais do município

Visando ampliar o conhecimento e melhorar as técnicas na propriedade rural, a Casa da Agricultura realizou curso para qualificar o profissional da cadeia produtiva do leite quanto à aplicação correta de vacinas e medicamentos no rebanho leiteiro.

O evento, promovido em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), aconteceu de 18 a 20 de maio e foram inscritos 24 produtores na capacitação, oferecida gratuitamente. A intenção da Casa da Agricultura é garantir apoio técnico de qualidade.

Segundo Mirele Vinhas Voltolini, engenheira agrônoma da Casa da Agricultura de Buritama, “o curso ajudará durante uma emergência para socorrer o animal, além de reduzir custos com mão de obra para aplicação”, comenta.

Mirele explicou também que o curso foi dividido em duas partes: teoria e prática. A primeira preocupa-se em garantir informações sobre as principais doenças que ocorrem nos bovinos e seus controles. Contudo, na prática, os pecuaristas vão executar injeções e soros no gado leiteiro de forma correta. Ela disse que a Casa da Agricultura busca ampliar o conhecimento dos produtores rurais com a implementação de cursos. “Nosso objetivo é qualificar, profissionalizar e garantir eficiência na atividade leiteira”, disse.


De acordo com a agrônoma, as capacitações oferecidas visam à melhora na produção leiteira, pois “proporcionam eficiência, através de gerenciamento e sistemas de produção adequados, reduzindo custos e aumentando os ganhos. A partir do momento que isso acontece, o produtor começa a não se preocupar com o preço recebido pelo leite, isso passa a ser consequência e secundário, começando a priorizar e dar importância em aumentar cada vez mais a produtividade”, afirma.

Mirele citou que em junho já está confirmada a realização de um curso para formação continuada em bovinocultura leiteira, com manejo dos animais, uso de capineira e formulação de ração. “A prioridade pela participação é dos produtores pertencentes ao grupo do projeto de leite. Caso não haja interesse de todos pela participação, abriremos para os demais interessados”, acrescentou.

A Casa da Agricultura de Buritama busca novas parcerias para oferecer ao produtor serviços que poderão alavancar a agropecuária do município. “As empresas agropecuárias, entidades civis ou outros segmentos que tiverem interesse em serem nossos parceiros, podem nos procurar para atuarmos juntos na melhora do produtor rural de nosso município”, finaliza Mirele.

Nenhum comentário: