segunda-feira, 7 de junho de 2010

CATI Regional Campinas promove a 3ª Palestra do Programa de Inovação Tecnológica para as Culturas de Uva e Caqui

"Cultivo Protegido e Tratamento de Inverno para a Uva" – este foi o tema de palestra proferida, em maio, pelo pesquisador cientifico José Luis Hernandes, do Centro de Fruticultura do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Em sua exposição, o palestrante apresentou as vantagens do cultivo da videira em ambiente protegido e a utilização da calda sulfocálcica no tratamento de inverno. Além disso, também foram discutidos os principais obstáculos para a cultura da uva como doenças, pragas, falta de mão-de-obra capacitada, qualidade das pulverizações e poda verde.

“Os produtores presentes mostraram bastante interesse pelos temas tratados, pois vão ao encontro dos objetivos de todo fruticultor, que é a garantia de uma maior produtividade, com qualidade e menor custo. Outro ponto importante que vale a pena ressaltar é a possibilidade da redução de 15 para 5 pulverizações com defensivos agrícolas, diminuindo o custo de produção, com menos agressão ao meio ambiente”, destacou o engenheiro agrônomo Ulisses Reis da Costa, da CATI Regional Campinas.

As próximas palestras desse programa serão realizadas em Louveira, conforme cronograma abaixo:

13/08 e 08/10 - Uva

02/07, 10/09 e 12/11- Caqui

Mais informações com o engenheiro agrônomo Luis Carlos Mollo Alarcon, da Casa da Agricultura, pelo telefone (19) 3878.1360 ou e-mail ca.louveira@terra.com.br.

Nenhum comentário: