terça-feira, 8 de junho de 2010

Prefeitura de Pompéia vai adquirir produtos da agricultura familiar

Em reunião realizada no dia 7 de maio entre a Casa da Agricultura de Pompéia, os produtores familiares de hortifruti e representantes da prefeitura municipal, foi discutida a viabilidade de implantar a Resolução no. 38/2009 que trata da compra de, no mínimo, 30% dos hortifruti a serem utilizados na merenda escolar direto do agricultor familiar.

Estiveram presentes os técnicos da Casa da Agricultura: zootecnista Nádia F. Dibiasi, engenheira agrônoma Selma do Paço Bignarde e técnicos agrícolas José Carlos da Silva e Maurício Medeiros Cavalcanti; além da nutricionista da prefeitura, Cássia Regina Martins da Silva Fontes; a responsável pela Cozinha Piloto, Maureen Cavalieri Colussi e a diretora municipal de planejamento, Maristela José.

Ao longo da reunião foram dados esclarecimentos sobre a Resolução 38, as condições de enquadramento para participação, os tipos de alimentos utilizados na merenda escolar, a forma de entrega e pagamento pela prefeitura. Como resultado foi elaborado um cadastro com os produtores de hortifruti e dos produtos disponíveis.

No final do evento ficou combinado entre a Casa da Agricultura e a Cozinha Piloto que, para adequação dos produtos, a nutricionista irá elaborar cardápios para aproveitar o que já é produzido no município, pois alguns itens até o momento não são utilizados na merenda. A responsbilidade da Casa da Agricultura será a organização do grupo de produtores para auxiliar o planejamento da produção agrícola, a fim de atender a merenda escolar.

A emissão da DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) é garantia que o produtor familiar seja atendido pela Resolução e facilita o contato entre agricultor e prefeitura. A orientação técnica para a produção já está sendo realizada com recomendações completas de adubação (de acordo com análise de solo) e de tratos culturais para o cultivo de suas olerícolas, no intuito de organizar o segmento produtivo e o aumento da produção.

Nenhum comentário: