quarta-feira, 24 de março de 2010

Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Sorocaba tem nova diretoria

No dia 18 de março, nas dependências da CATI Regional de Sorocaba, houve a eleição da nova Diretoria do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Sorocaba.

Na oportunidade, foi eleito por aclamação para presidente o pecuarista Wanderlei de Jesus Paroni e para vice-presidente Rosangela de Fatima Silva, ambos apicultores familiares que pretendem fortalecer o Conselho, já tendo como meta a revisão do Plano Regional de Desenvolvimento Rural.

Transformação social: Adamantina realiza Entrega de Alimentos para o PAA e para a Merenda Escolar

A Associação Passiflora dos Produtores Rurais de Adamantina e Região (APPRAR) realizou, no último dia 9 de março, na Casa da Agricultura de Adamantina a primeira entrega de alimentos de 2010, destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e também a primeira entrega dos produtos para a merenda escolar.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar –PNAE, conhecido como Merenda Escolar, consiste na transferência de recursos financeiros do Governo Federal, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios, para a aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar. Através da Lei Federal 11.947/09, ficou instituído que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal sejam destinados à aquisição de alimentos da Agricultura Familiar.

Leia mais...

Regional de São José do Rio Preto divulga ações da CATI para estudantes de FATEC

Uma palestra realizada na FATEC de São José do Rio Preto, para alunos do primeiro até o quarto ano do curso de Agronegócios, teve como objetivo divulgar o Projeto CATI Leite, bem como as ações e projetos da CATI, seu organograma e sua participação no meio rural.

O evento aconteceu no dia 23 de março e foi dividido em duas palestras no período da manhã e com reprise para os alunos do período noturno.

Leia mais...

Técnicos se reúnem para discutir atividades de rotina

No dia 18 de março, a CATI Regional de São José do Rio Preto realizou uma reunião com técnicos das Casas da Agricultura abrangidas pela regional.

Na ocasião estiveram presentes 30 técnicos, entre agrônomos, veterinários e zootecnistas, com o objetivo de discutir assuntos referentes ao Contrato de Gestão e ao Relatório de Atividades Diárias, além da melhoria no atendimento das Casas da Agricultura e atividades de rotina da CATI.

Regional de Fernandópolis promove oficina de Planejamento e Elaboração do PRDRS

Aconteceu nos dias 16 e 17 de março, em Fernandópolis, a Oficina de Planejamento e Elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O objetivo foi elaborar o Plano de forma participativa, tendo como base os Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentàvel, que garantam o acesso dos produtores rurais às políticas pùblicas e ao trabalho integrado com as principais cadeias produtivas a nível regional.

Estiveram presentes 11 técnicos de Casas da Agricultura que compõem a regional de Fernandópolis: Estrela D'Oeste, Fernandópolis, Indiaporã, Guarani D'Oeste, Macedônia, Mira Estrela, Meridiano, Ouroeste, Populina, Turmalina, Pedranópolis e São João das Duas Pontes. Também participaram da oficina 13 Conselheiros Regionais e os Assistentes de Planejamento Mauro Leitão Linhares, Mauro Macchi e Carlos Roberto de Oliveira e o diretor da CATI Regional, Luiz Carlos Pagotto.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Buritama: CA implanta projeto para heveicultores

A Casa da Agricultura (C.A.) de Buritama, reuniu, no dia 18 de março, heveicultores do município para apresentar o “Projeto de Desenvolvimento Tecnológico da Seringueira”. Ele será viabilizado através de uma parceria entre a CATI, Prefeitura Municipal e produtores de seringueira com o objetivo de fortalecer a cadeia, melhorar a eficiência de produção e sangria, através de um gerenciamento adequado com alternativas para redução de custos e aumento dos lucros.

Na ocasião, formou-se um grupo, inicialmente com 13 produtores, que receberão visitas técnicas mensais de um profissional da casa da agricultura e capacitações conforme suas necessidades.

Leia mais...

Pecuária Leiteira é tema de encontro em Araraquara


Capacitar os produtores rurais no uso de técnicas de aprimoramento da atividade leiteira com melhora dos índices zootécnicos e econômicos, foi o objetivo do Encontro sobre Produção Sustentável da Atividade Leiteira, realizado no dia 17 de março, no Sindicato Rural de Araraquara.

Leia mais...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Técnicos da CATI Regional de General Salgado participam de audiência sobre contratos de gestão

Profissionais de 21 municípios abrangidos pela CATI Regional de General Salgado, em audiência, discutiram a aplicabilidade dos contratos de gestão e recursos financeiros para execução de projetos aos produtores rurais. O objetivo é dar suporte às ações voltadas ao fortalecimento dos trabalhos na área rural e otimizar a utilização de recursos financeiros.

Os municípios foram divididos em três grupos a fim de aperfeiçoar os trabalhos e reduzir custos com deslocamentos. A primeira reunião ocorreu no início de março em General Salgado, sendo que os municípios de Buritama e Nhandeara também sediaram reuniões – todos os debates foram conduzidos pela equipe técnica da assistência regional.

Leia mais...

Casa da Agricultura de Buritama discute estratégias para o desenvolvimento da seringueira

A Casa da Agricultura de Buritama realizou na quarta-feira, 17, na fazenda Seringal Paulista, reunião para debater as perspectivas e estratégias para o desenvolvimento da cadeia produtiva da seringueira no município e região. O debate foi conduzido pelo engenheiro agrônomo, Jaime Vasques, pioneiro na exploração da borracha no Estado de São Paulo – ele introduziu a variedade RIM 600 (muda de seringueira) na região.

Participaram também os engenheiros agrônomos Mirele Vinhas Voltolini e Nilson Cardoso Tronez, a vereadora Fernanda dos Santos Moreira, o heveicultor (cultivador de seringueiras) Ireu Moreira e representantes da FATEC (Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto).

Leia mais...

CATI realiza palestra sobre banana

A Casa da Agricultura (CA) de Guapiaçu realizou, no dia 11 de março, uma reunião sobre a cultura da banana.

Organizada pelos engenheiros agrônomos Osmar Figueira, da CA, e Luciana Teixeira de Paula (Sebrae-Fepaf-Unesp), o evento reuniu 15 produtores de banana da região, e foram discutidos assuntos relacionados à viabilidade, aspectos econômicos, condições técnicas e climáticas para a cultura.

Na oportunidade, Figueira ressaltou que a cultura da banana é uma alternativa para a diversificação de renda nas pequenas propriedades rurais.

Reunião de Treinamento para Elaboração de Contratos de Gestão

Aconteceu no dia 9 de março, no auditório da Fiesp em São José do Rio Preto, uma reunião para esclarecimentos sobre o Contrato de Gestão, conduzida pelo engenheiro agrônomo João Brunelli Junior.

Leia mais...

quarta-feira, 17 de março de 2010

Regional de Limeira e Conselho Regional discutem a produção de cana-de-açúcar

A CATI Regional de Limeira e o Conselho Regional de Desenvolvimento Rural realizaram na última quinta-feira (11/03), uma reunião com representantes da cadeia produtiva da cana-de-açúcar da região, onde foi feito um diagnóstico deste setor importante para o Estado de São Paulo.

Durante a reunião, foram discutidas as oportunidades e as dificuldades enfrentadas pelos produtores de cana-de-açúcar da região, principalmente assuntos relacionados às dificuldades que o setor está passando para a adequação com o fim da queima da cana para colheita e a mudança para colheita mecanizada. Esses dados serão utilizados para elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural.

Leia mais...

terça-feira, 16 de março de 2010

CATI Regional de Votuporanga reúne produtores para discutir Legislação Ambiental


Produtores rurais do município de Riolândia, reuniram-se no dia 08 de março, na sede da Casa da Agricultura, para discutir aspectos da Legislação Ambiental em vigor. A reunião contou com o médico veterinário Juvenal Borges da Silveira como mediador, que relatou experiências sobre o assunto e promoveu a organização do debate e troca de experiências.

A averbação de reserva legal é um tema que gera intranquilidade aos produtores, uma vez que 20% da área da propriedade, mesmo que esteja ocupada com atividade agropecuária, deverá ser destinada para reserva legal, e o prazo para realização da averbação já fora prorrogado uma vez.

Leia mais...

1ª Semana da Água em Rio Claro



Confira a programação.

Leia mais...

CATI Avaré realiza oficina para Plano Regional

Nesta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18 de março, a CATI Regional Avaré realiza uma Oficina Técnica visando capacitar agricultores integrantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural – CMDRs e técnicos das Casas da Agricultura de Águas de Santa Barbara, Avaré, Arandu, Barão de Antonina, Cerqueira César, Coronel Macedo, Iaras, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema e Taquarituba e iniciar os trabalhos de elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável - PRDRS.

Leia mais...

Casa da Agricultura de Piracicaba recebe visita da Agência Internacional de Energia Atômica

No dia 3 de março, a Casa da Agricultura de Piracicaba recebeu os pesquisadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e do Acordo Regional de Cooperação para Promoção da Ciência e Tecnologias Nucleares na América Latina e Caribe (ARCAL). A atividade faz parte de um projeto de pesquisa que envolve a agricultura familiar e conta com a participação de pesquisadores de 16 países.

Durante a abertura, o diretor da CATI Regional Piracicaba, Sérgio Rocha Lima Diehl, falou sobre as coordenadorias que integram a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Na sequência, o engenheiro agrônomo Eduardo Antonio Basso, da Casa da Agricultura de Piracicaba, divulgou as atividades de extensão rural realizadas pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Leia mais...

segunda-feira, 15 de março de 2010

Produtores de Araraquara participam de Dia de Campo sobre pecuária leiteira

Acontece, no próximo dia 17 de março, o Dia de Campo sobre Produção Sustentável da Atividade Leiteira, em Araraquara.

O evento deve reunir cerca de 80 pessoas, entre produtores e técnicos, e será um dia de campo prático, onde o produtor verá a técnica sendo aplicada no campo, como o manejo de ordenha, alimentação estratégica visando diminuição de custo de produção, manejo de pastejo rotacionado e manejo racional em medicina veterinária.

Segundo o diretor da CATI Regional de Araraquara, engenheiro agrônomo Eraldo Antônio Nuncio, o objetivo do Dia de Campo é capacitar os produtores rurais no uso de técnicas de aprimoramento da atividade melhorando assim os índices zootécnicos e econômicos.

O Dia de Campo é uma realização da CATI em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara, Sindicato Rural, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP/Senar e Instituto de Terras do Estado de São Paulo – Itesp.


SERVIÇO
Data: 17/03
Horário: 8 horas
Local: Unidade de Demonstração CATI Leite, em Araraquara
Informações: CATI Regional Araraquara – (16) 3322-0511

CATI Regional Limeira realiza encontro sobre CATI Leite

A CATI Regional de Limeira realizou, no município de Corumbataí, um encontro de produtores do Programa CATI Leite.

O evento aconteceu no último dia 11 de março e contou com a palestra proferida pelo Professor Dr. Jozivaldo Prudêncio de Morais, da Universidade Federal de São Carlos (Centro de Ciências Agrárias), que acompanha tecnicamente os produtores em parceria com a CATI.

Leia mais...

Assentados aderem ao CATI Leite

Dois pequenos produtores de leite do Assentamento Santa Adelaide, em Avaré, Joel Marson e Antonio Xavier, integrantes da UNIAGRO, ingressaram recentemente no Projeto CATI Leite desenvolvido pela CATI Regional Avaré.

O engenheiro agrônomo Rui Ferreira, chefe da Casa da Agricultura do município, esteve nas propriedades para uma visita técnica e entrega das planilhas para a escrituração zootécnica e econômica da atividade. Durante a visita, Ferreira vistoriou os piquetes para pastejo rotacionado, instalação da cerca elétrica, condição sanitária das vacas em lactação e a condição das áreas de plantio de cana-de-açúcar para a suplementação do gado no período de inverno.

Leia mais...

CATI Regional Votuporanga incentiva organizações de produtores rurais

A Casa da Agricultura de Votuporanga através do atendimento a diversos pedidos sobre maiores informações quanto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE, romoveu palestras sobre o assunto, que aconteceram no colégio técnico agrícola- ETEC “FAMI”/Centro Paula Souza, nos dias 12 e 15 de março, para alunos e professores e também na Cooperativa da Agricultura Familiar de Votuporanga- CODAFAVO, na noite do dia 12 de março, cujo o público foram cooperados, nutricionistas e o responsável pelo setor de licitação da Prefeitura Municipal.

Leia mais...

Regional de Bragança Paulista realiza Oficina para Elaboração do PRDRS

Aconteceu no dia 9 de março, a oficina para Planejamento e Elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável (PRDRS), no auditório da CATI Regional de Bragança Paulista.

O evento contou com a participação de técnicos da Regional e da Coordenadoria da CATI para a realização das palestras, que abrangeram assuntos de interesse dos conselheiros municipais.

Leia mais...

sexta-feira, 12 de março de 2010

Turismo Rural é alternativa para agricultura familiar mas enfrenta algumas dificuldades em Holambra

Há cerca de quatro anos, um grupo informal de produtores rurais do município de Holambra se organizou e montou o Projeto Roteiro Rural. Dos oitenta e cinco estabelecimentos rurais da cidade, treze entraram no projeto, mas hoje, só seis insistem em continuar recebendo visitantes: a Flora Diamante, Crisântemo Pedra Grande, Rancho da Cachaça, Osvaldo Sia Turismo Rural Camping e Pesca, Sítio Estrela do Leste “Arurá” e Em Busca do Galope.

Leia mais...

CATI participa de encontro promovido pela CBA no Vale do Paraíba

Atenta às exigências de controle de qualidade sobre os produtos apícolas e visando divulgar o georreferenciamento e a rastreabilidade como ferramentas importantes para os apicultores, a Confederação Brasileira de Apicultura - CBA, em parceria com a Universidade de Taubaté- Unitau, Sebrae e Cati – Regionais de Pindamonhangaba e Guaratinguetá, realizou encontro, no Departamento de Ciências Agrárias, com o objetivo de consolidar o avançado sistema de produção apícola, dentro do Programa Nacional de Georreferenciamento (PNGEO) da Cadeia Produtiva de Apicultura.

Além de palestras, o encontro proporcionou atividades de campo, como visita ao apiário e ao Entreposto Escola do CEA; reunião para sistematização das parcerias para os trabalhos no Estado de São Paulo e debate sobre um modelo de desenvolvimento sustentável para Apicultura do Vale do Paraíba.

Leia mais...

Produtores Rurais de Lins discutem questões ambientais

No dia 10 de março, na sede da Cooperativa Coalins, estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre produtores rurais dos bairros Tarama e Guapiranga; o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Lins, Harumi Hamamura; representantes da Secretaria da Agricultura do município; Sindicato Rural e representante da revenda de defensivos do município de Lins; além dos engenheiros agrônomos Clélia Mardegan, Choshin Kameyama e o diretor da CATI Regional, Cyro Junqueira.

O assunto debatido foi a aplicação de agrotóxico via aérea pelas usinas da região e averbação de reserva legal.

Leia mais...

Presidente do CMDR Avaré é homenageada

Com o plenário da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré completamente lotado, nesta segunda-feira, 8, a agricultora Rosmary Batista Fogaça foi homenageada em sessão solene para a entrega do título de “Mulher Benemérita”.

A honraria, criada pelo Decreto Legislativo 222/09, foi indicada e entregue pelo vereador Ernesto Alburquerque (PT) pelos relevantes serviços prestados por Rosmary ao desenvolvimento e apoio à causa da agricultura avareense, principalmente pela defesa dos direitos dos pequenos produtores rurais e agricultores familiares.

Leia mais...

quinta-feira, 11 de março de 2010

Região de Marília lança planos que beneficiam a comunidade rural

No último dia 05 de março, a CATI – Regional Marília lançou os Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com as treze Prefeituras Municipais que compõem a unidade. O objetivo do evento foi apresentar à sociedade e comunidade rural as novas iniciativas propostas para o desenvolvimento das cadeias produtivas da região. Dentre elas foram priorizadas cafeicultura, pecuária leiteira, pecuária de corte, fruticultura, olericultura e mandioca.

O coordenador da CATI, José Luiz Fontes, esteve presente na solenidade, representando também o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento. Na oportunidade, esclareceu sobre a Missão da CATI, o conceito de desenvolvimento rural sustentável e a importância do diagnóstico participativo, que tem por objetivo ouvir as necessidades dos pequenos e médios produtores para viabilizar programas e projetos que atendam aos anseios da comunidade. Isso vai possibilitar a otimização de recursos financeiros e técnicos e integrar as políticas públicas disponibilizadas aos agricultores. Fontes destacou a importância do trabalho de conjunto das diversas instituições ligadas ao setor, nos levantamentos das potencialidades e necessidades do produtor rural, a fim de viabilizar o estudo de propostas de ações voltadas ao efetivo desenvolvimento rural sustentavel. Ressaltou também que, o Plano é do município e a participação dos prefeitos municipais foi de fundamental importância para o resultado obtido.

Leia mais...

Técnicos da Regional Votuporanga se reúnem para discutir os Contratos de Gestão

A CATI Regional de Votuporanga reuniu, no dia 2 de março, os assistentes, diretor técnico e administrativo e técnicos das 11 Casas da Agricultura para discutir e esclarecer dúvidas sobre os Contratos de Gestão.

Leia mais...

Produtores de amendoim buscam sementes de qualidade

Buscar soluções para os problemas enfrentados pelos produtores de amendoim na região de Tupã foi o objetivo de uma reunião, que aconteceu recentemente, e que reuniu técnicos da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e representantes dessa cadeia produtiva. As principais dificuldades apresentadas foram a falta de sementes, o alto custo no controle de pragas e doenças, a falta de produtos registrados para a cultura, linhas de crédito específicas, falta de locais para armazenamento e de equipamentos adequados para beneficiamento.

Leia mais...

terça-feira, 9 de março de 2010

Presidentes de CMDRs do Pontal do Paranapanema se reúnem em Presidente Venceslau

Aconteceu dia 5 de março, na Sala de Reunião da CATI – Regional de Presidente Venceslau, o III Encontro Regional de Presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural do Pontal do Paranapanema.

Na oportunidade, foram debatidos temas como Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (2010/2013) com seus resultados e cadeias produtivas identificadas, estratégias para elaboração do Plano Regional do Pontal do Paranapanema com avaliação e priorização das principais cadeias produtivas da agropecuária regional.

Leia mais...

Rio Paranapanema terá parques aquícolas

A criação dos parques aquícolas da bacia do rio Paranapanema começa a se tornar realidade. Recentemente o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, esteve na Câmara de Vereadores de Londrina, onde assinou convênio com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio – FUNDEPAG, visando à demarcação das áreas aqüícolas em toda a extensão da bacia, tanto no Estado de São Paulo como no Paraná, incluindo a represa de Jurumirim, na região de Avaré.

Participaram da reunião os pesquisadores Daercy Maria Monteiro de Rezende Ayroza e Luiz Marques da Silva Ayroza, ambos vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA Médio Paranapanema e Instituto de Pesca (IP) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – SAA. Segundo Ayroza, a APTA Médio Paranapanema, com sede em Assis/SP, fará parceria com Grupo Integrado de Aquicultura (GIA) para colaborar com os estudos na demarcação dos parques aquícolas nos reservatórios da Bacia do Rio Paranapanema. Na próxima semana uma reunião com o coordenador do GIA, doutor Antonio Ostrensky Neto, dará início à elaboração do Plano de Trabalho.

Leia mais...

Técnicos da Regional de Lins planejam orçamento das Casas da Agricultura

Aconteceu, no dia 4 de março, uma reunião entre os técnicos das 13 Casas da Agricultura que compõem a CATI Regional de Lins, com o objetivo de planejar os custos das atividades elencadas nos respectivos contratos de gestão de cada unidade.

O Diretor da Regional, Cyro Queiróz Junqueira, e os Assistentes de Planejamento Claúdia Delamano, Edson Tadashi e Antônio Murakami, conduziram a reunião de trabalho de forma participativa onde os técnicos puderam contribuir de forma positiva com o orçamento a ser elaborado, de forma a garantir o andamento dos trabalhos que serão executados no ano de 2010.

Leia mais...

CATI Regional de Lins promove demonstração de colhedeira de café

Visando substituir operações manuais para a cultura do café foram realizadas, no dia 26 de fevereiro, duas demonstrações de equipamento para mecanizar a cultura do café no município de Getulina.

Uma das dificuldades do setor é encontrar mão-de-obra em quantidade para que a operação pré-colheita seja feita com rapidez e a um custo baixo.

Leia mais...

Prefeitura de Campinas e Ceasa realizam encontros com agricultores para divulgar resolução do FNDE

De: Assessoria de comunicação - CEASA Campinas

Pequenos produtores rurais da chamada agricultura familiar têm a chance de abrir um novo mercado fornecendo produtos para o Programa de Alimentação Escolar. A compra de produtores familiares para a merenda foi facilitada pela Resolução número 38 de 2009, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação. Para esclarecer sobre a Resolução, os procedimentos e a abertura de um futuro cadastro, a Prefeitura de Campinas e a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), iniciam nesta sexta-feira, dia 5 de março, uma série de encontros com agricultores.

A primeira reunião acontece no auditório do prédio administrativo da Central, às 9 horas, na rodovia D. Pedro I, km 140,5. Está agendada para o dia 10 de março, às 16 horas, um encontro com os produtores da região do Bairro Pedra Branca, em Campinas, uma das mais produtivas da cidade. Será na Associação Cultural Nipobrasileira da Pedra Branca que fica na rodovia Santos Dumont, no quilômetro 72,5. As reuniões também contam com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e o Sindicato Rural de Campinas que estão ajudando este trabalho, principalmente na divulgação entre os produtores.

Leia mais...

Guaraçaí conhece novas cultivares de abacaxi

Em parceria com diversos órgãos dos governos Federal e Estadual, dentre eles a Embrapa, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo – Fetaesp, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, MDA e APTA, com apoio da Prefeitura Municipal, a CATI Regional de Andradina, através da Casa da Agricultura de Guaraçaí, realizou uma palestra técnica no dia 2 de março, para introdução de duas novas cultivares de abacaxi: IAC Fantástico, desenvolvido pelo pesquisador científico Dr. Ademar Spironello, do Instituto Agronômico de Campinas e Imperial, lançado pela EMBRAPA.

Uma das características agronômicas dessas novas cultivares é a resistência à doença que ataca principalmente o sistema radicular,chamada Fusariose, causada pelo fungo Fusarium subglutinans. O ataque severo desta doença na cultura, tem como sintomas, o amarelecimento das folhas e posteriormente a morte das plantas.

Leia mais...

segunda-feira, 8 de março de 2010

CATI se reúne com assentados em Avaré

Representantes da Casa da Agricultura de Avaré estiveram no bairro rural Jacutinga, a convite dos agricultores integrantes da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Avaré – UNIAGRO, do Assentamento Santa Adelaide, para falar sobre organização rural e a possibilidade de desenvolvimento de projetos que melhorem a qualidade de vida e renda dos assentados.

Segundo o engenheiro agrônomo Rui Ferreira, responsável pela Casa da Agricultura, a CATI Regional Avaré, como órgão de assistência técnica e extensão rural, tem de apoiar as iniciativas de formação e capacitação de produtores rurais em associativismo e ou cooperativismo visando o trabalho coletivo e a melhoria da condição de renda e produtividade dos agricultores.

Leia mais...

quinta-feira, 4 de março de 2010

Regionais se reúnem para discutir implantação dos contratos de gestão

Estiveram reunidos na CATI Regional Botucatu, no dia 25 de fevereiro, Assistentes e Diretores Técnicos e Administrativos das Regionais de Botucatu, Jaú e Avaré, para que o Engº Agrº João Brunelli Júnior pudesse esclarecer as dúvidas sobre os Contratos de Gestão.

Na oportunidade, João Brunelli Junior, responsável pela implantação dos contratos de gestão, enfatizou a importância de diferenciar projetos e atividades de rotina, destacando que os contratos devem ser elaborados para atender as demandas das cadeias produtivas priorizadas nos municípios, identificadas nos diagnósticos de elaboração dos PMDRS.

Leia mais...

quarta-feira, 3 de março de 2010

Palestra no município de Amparo aborda o potencial do turismo rural

Uma alternativa, para o espaço rural, como uma atividade de desenvolvimento social, humano e econômico é o Turismo Rural, especialmente em localidades privilegiadas pelas características ambientais, naturais, culturais e próximas aos grandes centros urbanos emissores de turistas, caso específico do município de Amparo, que faz parte da estância do Circuito das Águas Paulista.

O turismo rural permite fixar o homem no campo; promover o aumento de renda aos agricultores; criar novos empregos, especialmente para jovens e mulheres; aumentar a receita municipal e preservar, resgatar e divulgar o patrimônio natural e cultural local.

Pensando nisso, a Casa da Agricultura de Amparo, em parceira com a Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural do município, estará realizando no próximo dia 11 de março uma palestra sobre o potencial do Turismo Rural em Amparo. A palestra será realizada na sede do Sindicato Rural de Amparo, localizada na Praça Rui Barbosa, 235 ao lado da Rodoviária, a partir das 19:30 horas.

Leia mais...

terça-feira, 2 de março de 2010

Pecuaristas participam de palestra em Onda Verde

Pecuaristas do município de Onda Verde participaram, no dia 25 de fevereiro, de uma palestra sobre nutrição animal.

A palestra foi proferida pelo engenheiro agrônomo Maurice Joseph Gex-fabry, Supervisor Técnico Comercial da Evialis/Socil, e contou com a presença de 30 produtores do município.

O evento foi organizado pela CATI, através da Casa da Agricultura, a pedido de cooperados da Coopermilk. Foram abordados temas como as necessidades nutricionais dos animais, a importância da qualidade da matéria-prima na formulação de rações para o gado leiteiro, a boa ruminação e o equilíbrio da flora do rúmem e a importância de melhorar a qualidade do leite.

segunda-feira, 1 de março de 2010

CATI Regional de Lins investiga suposta praga de café

A CATI Regional de Lins detectou em seu campo de observação (Conilon/Robusta) cultivado com café Canephora no município, plantas novas roídas no nível do solo e também abaixo dele. A suspeita é de que um roedor pequeno esteja causando os danos, mas sem confirmação.

De acordo com o engenheiro agrônomo Edson Tadashi Savazaki, a equipe técnica foi chamada pelo produtor-colaborador que implantou a área de observação. No campo o ataque ocorreu em muitas plantas, em certos trechos de rua foram cortadas em sequência.

Foi consultado o Centro de Café do IAC/Apta, mas eles também não afirmaram com certeza o que estaria causando os danos.

Algumas medidas foram tomadas para tentar descobrir o ocorrido como a distribuição de iscas para ratos, mas sem nenhum sucesso. Caso alguém saiba de sintomas parecidos favor comunicarem à Regional.