segunda-feira, 5 de abril de 2010

Alunos têm "dia de aventura" em área de preservação

Os parceiros Casa da Agricultura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Buritama e Diretoria Municipal de Educação, realizaram, no dia 30 de março, uma aventura na Área de Preservação Permanente (APP) Vovô Messias Teixeira, com cerca de 200 alunos da EMEF Bairro Nossa Senhora do Livramento, em comemoração ao dia Mundial da Água, que aconteceu no mês de março.

O evento ocorreu no Sítio do Pica-pau Amarelo, do presidente do CMDR e da Associação Buritamense de Produtores Rurais, Paulo Antônio Duarte. Foi realizada uma atividade do projeto de recuperação de áreas degradadas nas microbacias da Casa da Agricultura de Buritama com o objetivo de aplicar a educação ambiental informal, através de vivência prática dos alunos no universo rural e, ao mesmo tempo, desenvolver ações de ecoturismo.

Conforme relata a engenheira agrônoma Mirele Vinhas Voltolini, chefe da Casa da Agricultura de Buritama e idealizadora do evento, esse tipo de ação faz um diferencial enorme na fixação do conteúdo pelo aluno. “Esse dia de aventura possibilitou aos alunos um aprendizado prático quanto ao saneamento básico, economia de água, importância da flora, da fauna e das matas ciliares, preservação de nascentes e cursos d´água. O local permitiu ainda realizar oficinas e atividades com fossa séptica, energia solar e trilha ecológica dentro da APP”.

Para a engenheira agrônoma Patrícia Yaiko Nakatu, coordenadora do projeto de recuperação de áreas degradadas, a CATI possui ações focadas no meio ambiente desde a primeira fase do Programa de Microbacias. “Nossa proposta é não deixar isso no esquecimento das pessoas, então iremos estar sempre mostrando aos produtores rurais e a toda comunidade, direta ou indiretamente por meio da educação ambiental, a importância da conservação do solo e preservação de APP, a fim de divulgarmos onde a Casa da Agricultura poderá atuar e contribuir”.

A Diretora Municipal de Educação, Marines A. dos Santos Farina, afirma que a parceria com a Casa da Agricultura é importante porque enriquece e completa as aulas, além de os alunos gostarem muito, já que saem da rotina. “Esse tema [água] é trabalhado pelos professores, todavia esse evento proporciona um maior aprimoramento das aulas, onde é aplicada, sem dúvida, a transversabilidade”.

Nenhum comentário: