O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos tem se mostrado uma boa opção de comercialização de produtos da agricultura familiar. Na região abrangida pela CATI Regional de Dracena tem se difundido e alcançado grande importância econômica.
Para tanto, o envolvimento dos técnicos da CATI tem sido fundamental na divulgação do programa, na elaboração do plano e no envolvimento de produtores e entidades beneficiadas.
Essa realidade foi retratada em trabalho realizado pela engenheira agrônoma Adriana Secco Brigatti, da Casa da Agricultura de Junqueirópolis, em um trabalho para a revista Cultura Agronômica, sob a orientação das professoras Maria Aparecida Anselmo Tarsitano e Sílvia Maria de Almeida Lima Costa, ambas da UNESP – campus de Ilha Solteira.
Segundo Adriana, os produtores mostraram-se satisfeitos pelos preços pagos pelo produto, porém o valor máximo de venda está aquém do que é desejado. “Há também o incentivo ao fortalecimento das organizações rurais, sem a qual não há possibilidade de implantação do programa”, explica.
O diretor da CATI Regional de Dracena, Luis Alberto Pelozo, diz que a função dos técnicos da Casa da Agricultura é dar oportunidade ao produtor de ter acesso às políticas públicas, através de reuniões e muita divulgação. “O produtor familiar isolado não tem competitividade para permanecer na atividade agropecuária”.
O PAA passa então a ser um instrumento de trabalho para a CATI, garantindo renda às propriedades rurais. Segundo o responsável pelo monitoramento do programa na Regional, engenheiro agrônomo Sebastião Neto de Carvalho e Silva, “é a grande oportunidade de fortalecimento das associações rurais. Cria condições de preparar os produtos para o mercado, selecionando, classificando e orientando através dos técnicos, a produção. Amplia mercado ao produtor e oferece produtos a uma classe de pessoas que não teriam acesso e eles. Para as prefeituras municipais também é muito vantajoso porque cada produtor atende cerca de 100 munícipes”.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Trabalho da CATI é retratado em publicação da Unesp
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário