quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pecuária leiteira é incentivada pela parceria entre órgãos públicos

O sistema de produção da cadeia do leite da região de Andradina, praticado pelas propriedades rurais, recebe o apoio da CATI Regional através de recursos do Programa Mais Alimentos do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), para implantação de Unidades Demonstrativas, objetivando o aprimoramento tecnológico da exploração intensiva da pecuária leiteira.

As práticas desenvolvidas atualmente pelos pequenos produtores de leite, são de baixa produtividade, comprometendo economicamente essas atividades que acabam desestimulando o setor, pela falta de adoção de inovações tecnológicas sustentáveis que garantem uma rentabilidade equilibrada para viabilizar futuros investimentos.

Com esse propósito, foi realizada no dia 25 de março, uma palestra técnica no município de Guaraçaí, proferida pela engenheira agrônoma Patrícia Anchão Oliveira, pesquisadora da EMBRAPA de São Carlos, com o tema “Produção de leite em Sistema Intensivo à pasto”.

Dentre os vários assuntos abordados, destacou-se a implantação da técnica da irrigação em pastagens corrigidas e fertilizadas periodicamente, para melhorar o suporte das pastagens, utilizando rebanhos selecionados geneticamente para produção de leite, que são fatores limitantes para o sucesso da exploração nas pequenas propriedades rurais.

“Para irradiação desta tecnologia, o MDA, através da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo (FETAESP), destinou recursos para implantar quatro Unidades Demonstrativas, objetivando a irrigação por aspersão nas áreas de pastagens, previamente estabelecidas em cada Unidade, que terá acompanhamento técnico da Casa da Agricultura”, informa o engenheiro agrônomo Atílio Batista Pacce, coordenador regional do Programa.

Participam da parceria desse Programa, os seguintes órgãos: CATI, EMBRAPA, APTA, MDA e FETAESP, com apoio das Prefeituras Municipais e Associações dos produtores rurais, entidades de classe e empresas.

Os resultados tecnológicos obtidos nas Unidades de Demonstração serão amplamente divulgados para os produtores de leite da região, através de várias metodologias de trabalho, tais como Dias de Campo, palestras técnicas e encontros.

Prestigiaram o evento produtores rurais, técnicos e autoridades, incluindo o Prefeito Municipal de Guaraçaí, Alceu Candido Caetano.

“Para maiores informações sobre as tecnologias utilizadas no Programa CATI Leite, os interessados devem procurar a Casa da Agricultura do seu município”, finaliza o médico veterinário Carlos Hajime Kawatani.

Nenhum comentário: