No dia 14 de abril no Clube Kai-Kan, sede da Associação da Microbacia Hidrográfica Ribeirão Aliança, foi realizada demonstração de prova de bebida de três tipos de café.
Estiveram presentes 16 produtores, representantes da CATI Regional de Lins e técnicos do SEBRAE Bauru – Projeto Café, onde os mesmos puderam cheirar e provar os diferentes tipos de bebidas de café, e dar as suas opiniões quanto as suas percepções.
Foram colocadas três amostras sem identificação para que os participantes opinassem sobre qual era o melhor, o médio e o pior. Foi demonstrado como é o ponto de torra e moagem dos 3 tipos de café e como preparar a bebida (água e infusão).
No final, os técnicos identificaram qual era a melhor amostra, a média e a pior, sendo que a maioria acertou qual era a pior bebida. O objetivo foi mostrar que, infelizmente, o produtor comercializa o seu café sem saber da sua qualidade, e não consegue agregar valores.
De acordo com o engenheiro agrônomo Edson Tadashi Savazaki, da CATI Regional de Lins, “através desse aprendizado, os produtores poderão criar uma identidade local, que caracteriza a bebida como sendo daquela região, com qualidade, agregando valor comercial ao produto, e serem reconhecidos por fornecerem um café de características marcantes. Os produtores muitas vezes necessitam de capacitação na comercialização de seus produtos, pois, na etapa de cultivo muitos já estão aptos a produzir corretamente, porém não conseguem identificar nichos de mercado mais rentáveis”.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Casa da Agricultura de Getulina realiza prova de bebida de café
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário