segunda-feira, 5 de abril de 2010

Murutinga do Sul estimula agricultura diversificada

Com objetivo de diversificar as atividades agrícolas das pequenas propriedades rurais de Murutinga do Sul, a Prefeitura Municipal através do Departamento Agrícola, em parceria com a Casa da Agricultura local e a Escola Técnica Agrícola “Sebastiana Augusta de Moraes”, estão produzindo mudas de urucum para atender a demanda dos pequenos produtores rurais do município.

Para estimular os agricultores, foi realizada uma palestra técnica sobre a cultura do urucum, proferida pelo engenheiro agrônomo Salvador Ziviani, da CATI Regional de Andradina, que fez uma ampla explanação sobre o assunto, no que diz respeito aos cultivares existentes, tratos culturais, controle de pragas e doenças, produtividade e mercado futuro.

Essa iniciativa visa beneficiar inicialmente cerca de 20 produtores rurais interessados em diversificar suas explorações agrícolas, em busca de novas alternativas para a melhoria da rentabilidade e qualidade de vida de suas famílias. Para a produção de mudas, foram utilizadas sementes de urucum, cultivar Peave, cedida pelos produtores rurais de Monte Castelo, cuja produtividade média poderá atingir em torno de 800 Kg por hectare.

Segundo o engenheiro agrônomo Gerson Roberto Doreto e o médico veterinário José Roberto Beccaria, da Casa da Agricultura de Murutinga do Sul, “as mudas estão sendo produzidas no viveiro da Escola Agrícola com apoio da Prefeitura Municipal, por meio do seu Departamento Agrícola que forneceu os insumos necessários, utilizando a mão de obra dos alunos”.

Nenhum comentário: