sexta-feira, 16 de abril de 2010

Associação de produtores de leite conta com apoio de técnicos da CATI para melhoria na produtividade

Técnicos da CATI Regional Araraquara se reuniram no dia 12 de abril, com representantes da Associação dos Produtores de Leite do município. O evento foi um dos primeiros frutos do Encontro sobre Produção Sustentável da Atividade Leiteira, que aconteceu no dia 17 de março, no Sindicato Rural de Araraquara.

Segundo o zootecnista da Regional, Michel Calixto, a associação encontra-se em franco desenvolvimento e a CATI vai poder ajudar os produtores em uma perspectiva de contínuo progresso, tanto na melhoria interna da propriedade como na melhoria de seus negócios.

Participaram da reunião o Prefeito municipal, Luís Antonio Panone e o Secretario da Agricultura local e presidente do Conselho Regional, André Coutinho Fernandes, além do Professor Silvio Rosa, da Fundação Parque de Alta Tecnologia -Parqtec São Carlos, que dará suporte técnico na área de agregação de valor do produto para a associação.

A médica veterinária Maria Cecília, disponibilizada pela prefeitura, será capacitada pela CATI para que possa atuar junto à Regional na execução do projeto CATI Leite. “Demorei muito tempo para formar esta associação e fazê-la andar. Agora é hora de crescer e para isso temos que ter aqui o projeto CATI Leite”, observou.

Para Rosa, o mais importante são as instituições caminhando junto. ”Sem isso é impossível colher o fruto do nosso trabalho. Se não fizermos assim nada terá resultado”.

Os participantes formaram uma agenda de capacitação e visitação para os produtores da associação, bem como dos técnicos envolvidos no município. A agenda contempla um dia de capacitação e um dia de visitas técnicas que foram formulados de acordo com as necessidades dos produtores
.
O Prefeito municipal falou sobre o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e aquisição da merenda, onde os produtores têm um mercado local para entrega de seus produtos, no entanto são necessários padrões de higiene, sanidade animal, entre outros, que serão discutidos nas capacitações preparadas pelos técnicos da Regional de Araraquara.

Outro tema abordado pelo engenheiro agrônomo Paulo Cavasin, foi políticas publicas de financiamento e comercialização e o que o Programa Microbacias II – “acesso ao mercado” pode fazer para a associação. “Mais importante ainda é a discussão sobre o que a associação deve fazer para ter estes benefícios”.

Tanto Michel Calixto quanto Paulo Cavasin ficaram satisfeitos após a reunião, pois os membros da associação dizem “possuir tempo para pensar em qual a melhor alternativa para o progresso dos negócios” e isso mostra a maturidade em que a organização se encontra. “O que vai facilitar, e muito, o desdobramento de todas as atividades a serem desenvolvidas no município”, finaliza Calixto.

Nenhum comentário: