sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dia de Campo difunde o Projeto CATI Leite em Guapiaçu

Com o objetivo de difundir as vantagens da adoção das práticas preconizadas pelo Projeto CATI Leite, a Casa da Agricultura de Guapiaçu, pertencente à CATI Regional São José do Rio Preto, organizou um Dia de Campo para técnicos, produtores e estudantes do setor agrícola.

As 180 pessoas que compareceram ao evento puderam acompanhar de perto as transformações ocorridas na propriedade de Carlos Roberto Gallo, inserida no projeto como Unidade de Demonstração. “Fazemos um trabalho de extensão rural há muitos anos com este produtor e, ao realizar o Dia de Campo no local, mostramos que em pequenas áreas, bem manejadas, é viável obter renda por meio da pecuária leiteira”, afirma o médico veterinário Ricardo Santos Silva, um dos colaboradores do evento.

Foram realizadas palestras sobre assuntos diversos como nutrição de bezerras; reprodução e produção de leite à pasto, proferida pelo engenheiro agrônomo Artur Chinelatto de Camargo, coordenador do Projeto Balde Cheio, da Embrapa Pecuária Sudeste.

Segundo o responsável pela Casa da Agricultura de Guapiaçu, o zootecnista Leandro Costa Falco, o evento foi muito importante, pois os produtores precisam ver resultados para adotar novas tecnologias de produção. “No CATI Leite isso acontece de maneira muito intensa. Quando os produtores vêem que é possível a lotação de 12 animais por hectare, no sistema de pastejo rotacionado, ficam impressionados e também adotam as recomendações do Projeto”.

Durante o evento, os participantes puderam conferir as novidades para o segmento leiteiro em estandes de empresas e conhecer outros projetos e ações no estande da CATI. Presentes ao evento, o engenheiro agrônomo Osmar Figueira, diretor substituto da Regional São José do Rio Preto e o médico veterinário Carlos Pagani Neto, responsável pelo Projeto CATI Leite, incentivaram os produtores a adotarem as tecnologias preconizadas.

Nenhum comentário: