sexta-feira, 16 de abril de 2010

Associação de produtores rurais de Buritama instala software para gerenciar serviços

Com novos equipamentos, trabalho desenvolvido pela associação torna-se mais eficiente, devido a inserção da tecnologia

Depois da entrega do kit de informática doado pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) no final de dezembro de 2009, a ABPR (Associação Buritamense de Produtores Rurais) instalou um programa de computador para gerenciar os serviços desenvolvidos aos produtores rurais. A intenção é desenvolver uma gestão participativa que envolva todas as cadeias produtivas, bem como a transparência nas informações com os associados.

Segundo Paulo Antônio Duarte, presidente da associação, o programa gerencia todas as informações e garante mais credibilidade ao trabalho executado com os produtores rurais. “Contratamos o serviço de uma empresa e pagamos mensalmente pelo uso do software. Está valendo a pena, pois temos em tempo real o controle de horas trabalhadas, rendimento e eficiência dos operadores, receitas e despesas, além de todos os serviços prestados em cada mês para cada produtor rural”, conta, acrescentando que o objetivo é tornar a associação independente e ser parceira dos órgãos públicos. Ele informou que a Casa da Agricultura é parceira desse projeto.

De acordo com o conselheiro fiscal, Pedro Antônio dos Santos, a modernização do sistema possibilita mais organização administrativa e contábil. Ele citou que o sistema garante que as notas fiscais e recibos sejam registrados com mais segurança. “Isso facilitará o contador na elaboração dos balancetes, sem atrasos na entrega para o conselho fiscal e assim promoverá agilidade em nossas análises e avaliações para deliberarmos favoravelmente ou não as contas”, afirma. Sônia Ferlete, integrante do conselho, também acredita que este programa será mais uma ferramenta de transparência ao trabalho da associação.

Gustavo Figueiredo, tesoureiro da ABPR, menciona que não tinham o controle de onde e em que estavam sendo efetuados os maiores gastos da ABPR, “agora poderemos detectar isso e controlar com eficácia e eficiência, evitando maiores danos e prejuízos além de reduzirmos custos”, explica.

O gerente do escritório da associação, Antoninho da Rocha Goulart, comentou que a associação tinha enorme deficiência administrativa. “Antes, quando a diretoria, conselho fiscal ou outro sócio solicitavam informações sobre dívidas, dinheiro em caixa e mensalidades, sem o computador demorávamos muito para repassar as informações, agora com este programa poderemos amenizar e resolver a solicitação com mais rapidez”, declara.

O prefeito Izair dos Santos Teixeira, a engenheira agrônoma Mirele Vinhas Voltolini e o médico veterinário Milson Aparecido Polizel, ambos da Casa da Agricultura, analisam essa iniciativa da ABPR como positiva. Izair disse que o trabalho da associação a cada dia torna-se mais profissional. “Tenho certeza que a vontade de trabalhar tem sido o diferencial da associação e percebemos que a cada dia ela fica mais forte e autônoma. O local tem tudo para ser referência da região e, com certeza, beneficiará a qualidade da produção rural em Buritama”, finaliza.

Nenhum comentário: