quinta-feira, 15 de abril de 2010

Produtores de urucum visitam Casa da Agricultura

No último dia 06 de abril aconteceu uma excursão à Casa da Agricultura de Monte Castelo, com o intuito de levar aos produtores do município de Salmourão conhecimentos sobre novas técnicas de plantio e manejo do urucum. Nesse município está localizado um pólo de desenvolvimento do agronegócio, tendo como base o urucum da variedade Piave, uma variedade que possui o mais alto teor de Bixina em relação às outras, porém, mais exigente quanto ao solo e ao manejo.

Na oportunidade, os produtores puderam ver na prática todas as técnicas apresentadas pelo engenheiro agrônomo João Manoel, responsável pela Casa da Agricultura daquele município, que também é pesquisador da cultura.

Durante a palestra foram discutidas as diversas variedades e suas vantagens e desvantagens, além de tratos culturais indispensáveis, controle de pragas e doenças e novos espaçamentos de plantio. João Manoel ressalta que alguns produtores usam espaçamentos adensados na linha de plantio para conseguirem boas produções nas três primeiras safras, e depois eliminam pés alternados nas linhas de plantio, aumentando assim a incidência solar e ventilação, requisitos essenciais para altas produções do urucum.

“Nos casos onde se utilizam espaçamentos mais largos entre linhas, há possibilidades de consórcio com outras culturas como feijão, amendoim e até mesmo testes com seringueira, para aproveitamento da área e proteção do solo”, explica o agrônomo.

A excursão foi realizada a pedido dos próprios produtores de urucum de Salmourão e prontamente atendida, visto que a cultura está inserida no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O evento foi uma parceria entre a CATI, a Associação dos Produtores Rurais de Salmourão e a Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário: