terça-feira, 6 de abril de 2010

Tupã : Produtores de amendoim debatem necessidades da cadeia produtiva

Dar continuidade às conversas sobre a produção de sementes de amendoim, definir os próximos passos e levantar os possíveis cooperados para a produção dessas sementes, foi o objetivo da reunião que aconteceu em Tupã, no dia 05 de abril, e que reuniu deputado estadual, prefeito municipal, coordenador da CATI, representantes da CAMAP, técnicos e produtores envolvidos no assunto.

Tudo começou, quando no início de março, os produtores da região pediram a presença do coordenador da CATI, José Luiz Fontes, para debater e buscar soluções para os problemas enfrentados pelos produtores de amendoim da região. Essa conversa reuniu técnicos da CATI e representantes da cadeia produtiva. As principais dificuldades apresentadas foram: falta de sementes, alto custo no controle de pragas e doenças, falta de produtos registrados para a cultura, linhas de crédito específicas, falta de locais para armazenamento e de equipamentos adequados para beneficiamento.

Logo após esse primeiro contato foi elaborado um projeto com o objetivo de viabilizar a cultura. O sistema a ser utilizado é o de cooperação para a produção das sementes. Só na região, são de 100 a 150 produtores com tecnologia de ponta na atividade. A prioridade será a produção das sementes com qualidade. Para tanto, será necessária a adaptação do Núcleo de Produção de Sementes da CATI, localizado em Lucélia, que foi criado, como muitos outros, para disponibilizar as sementes de algodão, mas já trabalhou também com amendoim e feijão.

Já no último dia 16, os produtores de amendoim da região de Tupã se reuniram com o Secretário Adjunto de Agricultura e Abastecimento, Antonio Júlio Junqueira de Queiróz. Estavam presentes: o deputado estadual Reinaldo Alguz, o prefeito municipal de Tupã, Waldemir Gonçalves Lopes, o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, o diretor da CATI – Regional de Tupã, Paulo Makimoto, o presidente da Associação dos Beneficiadores de Amendoim, Antonio Fernandes Campos e o presidente da Cooperativa Agrícola Mista da Alta Paulista, Romildo Contelli.

O objetivo da reunião foi debater a implantação de novas políticas para o setor produtivo do amendoim. Entre as reivindicações destaca-se a revitalização do Núcleo de Produção de Sementes de Lucélia. Outro tema abordado foi a criação do Programa do Amendoim Paulista, visando obter variedades de sementes mais produtivas e adaptadas às condições de clima e solo do oeste paulista. Ficou definido, durante esse encontro, que a CATI fará a interlocução entre as áreas de pesquisa da Secretaria, as Associações de Produtores e a iniciativa privada.

Segundo Reinaldo Alguz, a terceira reivindicação exige não só a atenção da Secretaria, como também necessita do apoio do Parlamento Paulista, e em especial, dos deputados integrantes da Comissão de Agricultura. “Estamos falando da luta dos produtores rurais e beneficiadores para realizar a reestruturação tributária de toda a cadeia produtiva do amendoim,” destaca o deputado. Ele explica que essa reunião contribuiu também para aprofundar a discussão sobre os vários temas de interesse da classe amendoeira. “Em Tupã e nas cidades daquela região, a exploração da cultura do amendoim é uma atividade tradicional e importante fonte de geração de emprego e renda”.

Durante a reunião, o Secretario Adjunto de Agricultura se comprometeu a liberar os recursos necessários para investimento em equipamentos para secagem, pré-limpeza, descascador, germinação de sementes, estufa, empilhadeira, entre outros, visando a produção, beneficiamento, armazenamento e distribuição de sementes de amendoim com qualidade e baixo custo para o produtor.

A cultura do amendoim na região da alta paulista envolve muitas propriedades rurais. Essa cultura é bastante tecnificada, com boa produtividade e outras vantagens, o que estimulou a implantação de indústrias alimentícias processadoras e a exportação. Mas, o uso de grão como semente, ameaça toda a cadeia produtiva.

O prefeito municipal de Tupã, Waldemir Gonçalves Lopes, acredita que a reativação do Núcleo de Produção de Sementes de Lucélia, vai garantir a pureza das sementes básicas, o beneficiamento e o armazenamento adequados.

Para José Luiz Fontes, coordenador da CATI, a reunião com o Secretário foi produtiva e veio de encontro com as necessidades e anseios dos produtores de amendoim. “É uma demonstração de que a estratégia utilizada pela instituição está correta. Debatendo com a comunidade, discutindo as cadeias produtivas para inclusão no plano municipal de desenvolvimento rural sustentável, visando sempre atender as demandas dos agricultores”.

O projeto Produção de Sementes de Amendoim com Qualidade visa disponibilizar anualmente 500 toneladas de sementes, suficientes para o plantio de cinco mil hectares.

Nenhum comentário: