sexta-feira, 23 de abril de 2010

Propriedade rural de Lins realiza 1ª Festa do Café

No dia 18 de abril aconteceu no Sítio Tanaka, município de Lins, a 1º Festa do Café, com a presença de aproximadamente 60 pessoas, entre produtores rurais; o Prefeito Municipal, Waldemar Sândoli Casadei; o diretor da CATI Regional de Lins, Cyro Queiroz Junqueira; vereadores; representantes da prefeitura no setor de turismo rural e o especialista em café Choshin Kameyama.

O evento ocorreu em uma das propriedades rurais que participam no roteiro de turismo rural do Bairro Campestre, onde produtores rurais têm seus estabelecimentos abertos ao público oferecendo serviços como restaurante, sorveteria, orquidário, produtos artesanais e orgânicos.

Dentre as atividades da festa, ganhou destaque o plantio, a derriça manual e mecânica do café, acompanhado de moda de viola. A encenação é apenas um atrativo da festa do café promovida pela primeira vez em Lins.

Segundo o diretor da Regional, o objetivo é resgatar a cultura que tomava conta dessas terras no passado para, novamente, movimentar a economia. Só que agora de uma maneira um pouco diferente.

Paisagens como essa eram comuns no século passado. A região chegou a ter 500 milhões de pés de café; hoje são apenas 3 milhões, mas o suficiente para atrair turistas pouco acostumados com as coisas do campo.

“A ideia é incentivar um circuito rural que já existe há dois anos, aproveitando os turistas de negócios e as famílias que procuram a cidade para passar os fins de semana”, explica Cyro.

O produtor Luís Gonzaga Arzani é o exemplo que agregar valor à produção é para lá de vantajoso. A fazenda de leite dele ia de mal a pior quando resolveu montar uma sorveteria. No cardápio, receitas regionais como o sorvete de café com macadâmia. Nos dias de calor, o ex-pequeno produtor e novo empresário chega a receber até 1300 clientes.

Nenhum comentário: