segunda-feira, 19 de abril de 2010

CATI participa da Agrovia 2010

A Agrovia 2010 teve como objetivo promover o agronegócio no sudoeste paulista. Realizada na segunda semana de abril, na Fazenda São Paulo, no município de Itapeva, contou com a participação de mais de 100 empresas que divulgaram as mais novas tecnologias, os produtos e os serviços. A programação foi bem diversificada com demonstrações de campo, exposições de tratores, máquinas e implementos, além de palestras técnicas, exposição de animais e torneio leiteiro.

Segundo o secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira, essa região é grande produtora de tomate e os agricultores necessitam de boas estradas para o escoamento da produção e, por esse motivo, o Governo do Estado investiu bastante em programas de recuperação e asfaltamento de estradas, incluindo as rurais. Ele destaca que a Feira é de grande importância para o desenvolvimento da região, já que tem as características regionais. “Este ano a Secretaria de Agricultura passou a ser parceira da Agrovia e participará das próximas edições, demonstrando os produtos e serviços das Coordenadorias da Instituição”.

Para o prefeito de Itapeva, Luiz Antonio Hussne Cavani, a ideia ao promover essa Feira foi de fomentar o repasse de tecnologia para os produtores da região. “As crises geram oportunidades e a criação desse evento durante a crise econômica do ano passado colocou a região no cenário nacional. Ele se tornou um espaço para a realização de negócios, um encontro entre técnicos e uma grande possibilidade de transferência de tecnologia. Podemos considerá-lo como a mola propulsora para o desenvolvimento do sudoeste paulista”.


Secretaria de Agricultura na Agrovia 2010

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento contou com uma área de 1,1 mil metros quadrados e englobou a CATI, a Apta e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA).

A CATI demonstrou um minimódulo de pastejo rotacionado intensivo para pecuária leiteira, com dois animais, capim-mombaça e cerca elétrica. Além disso, os interessados tiveram orientação sobre a formação e o manejo do pasto, confecção de cerca, adubação, controle zootécnico dos animais e custos. Outro ponto de destaque foi a estufa para exposição e venda de mudas frutíferas e florestais nativas.

Por parte da Apta, foram demonstradas as variedades do IAC: triticale, aveia, crotalária, lab-lab, milho pipoca e feijão. Também foram apresentados um campo demonstrativo de batata e a criação de ovinos, caprinos e suínos. Já a CDA, responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado, explicou sobre sua atuação em relação ao combate à febre aftosa, brucelose, entre outros temas.

A Secretaria participou também com palestras sobre manejo de pastagem (Apta), agricultura familiar (CATI), integração lavoura-pecuária (CATI), inseminação artificial por tempo fixo (Apta) e crédito rural, subvenção do seguro rural e do Programa Pró-Trator (Feap/SAA).


Equipe de Itapeva profere palestra na Agrovia

A equipe do CATI Leite da Regional de Itapeva e o médico veterinário Carlos Eduardo Santos, Analista da Área de Transferência de Tecnologia (Embrapa Pecuária Sudeste), realizaram uma palestra conjunta sobre Produção Intensiva de Leite, que atraiu grande público, em sua maioria formado por produtores e acadêmicos.

Carlos Eduardo falou sobre a importância da alimentação correta dos animais na atividade leiteira e o custo de produção, que é um dos principais entraves da atividade, uma vez que o produtor não tem como interferir diretamente no preço final, cabendo a ele trabalhar com baixo custo e aumentar a produção para que a atividade seja rentável. Na segunda parte da palestra, o méd. vet. Edmar José Cardoso Neves da Silva, também diretor da CATI Regional, fez um relato de como começou a parceria entre a Embrapa e a CATI.

Na sequência, Valnério de Castro, também veterinário da Regional, fez uma explanação sobre as experiências do CATI Leite na região. Ele mostrou a realidade de vários produtores assistidos pelo Programa; exemplos bem-sucedidos e interessantes, uma vez que a diversidade de relevos e solos é muito grande na região. Para encerrar sua explanação, Castro explicou como foram feitos o módulo demonstrativo de pastejo rotacionado para bovinos e o módulo para ovinos e caprinos, da Agrovia 2010, desde implantação, corte, adubação, construção de cercas, até a ocupação pelos animais.

Nenhum comentário: