No dia 19 de abril aconteceu uma reunião com 23 produtores e moradores do Bairro Tangará, em Lins, a fim de diagnosticar e discutir os problemas causados pelo uso de agrotóxicos pelas usinas de álcool e açúcar na região. A reunião contou com a participação do engenheiro agrônomo Harumi Hamamura, da Casa da Agricultura de Lins, que está orientando os produtores sobre o assunto.
Na oportunidade, foi diagnosticado que as aplicações aéreas (pulverização aérea com avião) têm causado sérios transtornos à população do bairro, com sintomas alérgicos aos produtos, bem como danos ao meio ambiente, com desfolha evidente de plantas nativas. A produção também está sendo afetada, causando grandes prejuízos com redução estimada de até 60% da produtividade, além de comprometer visualmente os produtos, reduzindo seu valor comercial.
Durante a reunião ficou decidido que os produtores irão registrar boletim de ocorrência exigindo dos responsáveis a paralisação das aplicações aéreas de herbicidas e produtos hormonais que possam ou estão causando danos à saúde, ao meio ambiente e à produção de olerículas e frutas. O segundo passo a ser tomado é uma nova reunião com os responsáveis pela usina para resolver o caso.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Produtores de Lins tomam providências sobre pulverizações aéreas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário