quinta-feira, 1 de abril de 2010

Rio Claro: atividades em comemoração à Semana da Água

Em comemoração à Semana da Água, várias atividades foram realizadas no município de Rio Claro, entre os dias 15 e 22 de março. Para abrir o evento, palestras ministradas no auditório da Escola SESI, deixaram os presentes mais informados e os temas apresentados foram: reutilização de óleo de cozinha, como forma de diminuir a poluição das águas; legislação sobre conservação do solo; reciclagem de lixo e ervas medicinais.

Além das palestras, alunos do “Projeto Aprendendo com a Natureza”, da Escola Diva Marques Gouveia, aproveitaram a oportunidade para visitar o Departamento de Água e Esgoto (DAAE) e conhecer a área de tratamento de água do município.

Outra atividade prática foi a realização de um Dia de Campo com a participação dos grupos de escoteiros “Bandeirantes” e “Santa Cruz”, e também da vice-prefeita do município, Olga Lopes Salomão, que visitaram o Sítio Bom Jesus para conhecer o sistema de fossa séptica instalado no local. Além do sítio, os participantes visitaram o sistema de coleta de água de chuva e captação de águas, provenientes de uma estrada vicinal. O Dia de Campo contou ainda com a limpeza de uma parte do córrego Santa Maria, onde foram retirados plásticos e outros objetos oriundos de lixos jogados em uma estrada próxima do córrego. Para finalizar o Dia de Campo, foi realizado o plantio de espécies frutíferas com o objetivo de enriquecer a mata existente no local.

A cerimônia de encerramento, no dia 22, foi na Câmara Municipal e contou com a participação de mais de 300 pessoas. A realização da Semana da Água contou com diversas parcerias entre elas: SESI, Polícia Ambiental, DAAE, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Faculdades Anhanguera, Faculdades CBTA, UNESP, ALL do Brasil/Ferroban, TV Claretianas, Jornal Diário de Rio Claro, Casa da Agricultura de Rio Claro.

Nenhum comentário: