sexta-feira, 16 de abril de 2010

Casa da Agricultura tem importante papel na "Capital do Limão"

Itajobi, município da região de Catanduva, com aproximadamente 15 mil habitantes e área de 50 mil hectares, é conhecida como a Capital Mundial do Limão. Entre as 1.300 propriedades agrícolas, quase 700 são produtoras de Lima Ácida Tahiti ocupando uma área de quatro mil hectares e 1,2 milhões de pés da fruta.

O município destaca-se justamente pela caracterização dos produtores, pois em quase a sua totalidade são agricultores familiares que possuem em média 1,5 mil pés, em aproximadamente cinco hectares de área.

Com este perfil de produtores e área explorada, a Casa da Agricultura de Itajobi tem importante papel, seja na transmissão de tecnologias, como conservação de solo, recomendação de adubação, combate a pragas e doenças, como também centro de comercialização e formação diária de preço do produto.

Os mais de 15 estabelecimentos que compram, processam, embalam e distribuem para o Brasil e outros países, dão condição privilegiada a estes produtores, que, podem entregar a fruta com pouca despesa de frete, garantindo preços melhores em relação a outros municípios produtores.

Como o pequeno produtor não necessita contratação de mão de obra, pois é a própria mão de obra especializada, o mercado do limão em Itajobi apresenta mais um diferencial, que agrega valor ao produto e poderá perpetuar a produção da fruta no município.

Apesar de todos os aspectos promissores da cultura da fruta no município, muitos desafios se igualam àqueles de outras regiões, como o Greening e o cancro cítrico, que vêm causando prejuízos aos produtores.

Em Itajobi, os produtores e interessados que tiverem dúvidas sobre doenças e outras curiosidades sobre a cultura devem entrar em contato com a Casa da Agricultura do município, pelo telefone (17) 3546-1126.

Nenhum comentário: