quinta-feira, 1 de abril de 2010

Casa da Agricultura de Buritama implanta projeto para produtores de leite

A Casa da Agricultura de Buritama realizou no Centro Cultural, dia 25 de março, reunião com produtores de leite do município para apresentar o Projeto de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira no Município de Buritama (PDPL-BUR), parceria entre CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Prefeitura Municipal de Buritama e produtores rurais.

O objetivo foi gerar mecanismos, a curto, médio e longo prazo, de incentivo e estímulo ao produtor de leite e apoio à preservação e conservação ambiental a fim de fortalecer os agricultores na cadeia produtiva com alternativas viáveis para fixação do produtor de leite no campo e melhoria da qualidade de vida.

Na ocasião formou-se um grupo, inicialmente com 20 produtores, que receberão visitas técnicas mensais por uma equipe de profissionais da Casa da Agricultura, além de visitas esporádicas de uma das engenheiras agrônomas da C.A. e capacitações baseadas num curso profissionalizante especifico denominado “Formação Continuada em Bovinocultura Leiteira”, contendo 7 módulos mensais, com atividades teóricas e práticas através de demonstrações de métodos, tardes de campo e excursões.

A primeira ação deve acontecer no início de abril. Serão realizadas visitas nas propriedades envolvidas a fim de diagnosticar e levantar a realidade de cada produtor para em seguida fazer as projeções e estabelecer metas para cada uma delas. Segundo Milson Aparecido Polizel, médico veterinário e coordenador do projeto, a proposta é similar ao projeto CATI Leite; todavia serão assistidos igualmente 20 produtores, considerando as realidades distintas, potencializando as atividades necessárias para cada uma delas e priorizando aquilo que é mais urgente. “Isso agradou aos produtores leiteiros, pois as ações serão compartilhadas e decididas em comum acordo entre equipe técnica e produtor rural”.

Ele também explicou que o grupo vai se reunir uma vez por mês, juntamente com a equipe da C.A. a fim de criar um espaço de debates e decisões entre os integrantes do grupo como compra de insumos e medicamentos em conjunto, negociações coletivas de venda do produto, industrialização do leite e opções de mercados consumidores. Para José Antônio de Almeida, auxiliar agropecuário da C.A., esse proposta vai dar credibilidade à instituição, “o que acarretará em maior confiança nos nossos serviços, e em valorização profissional”.

Segundo o inseminador artificial, Mauro Teixeira Duarte, essa iniciativa é importante porque os produtores estão desacreditados. “Com o resgate que a CATI está fazendo da extensão rural será possível dar um direcionamento para nossos serviços e assim escrever uma nova história, com um outro final, um final mais feliz”.

Marcos Sérgio Bueno, produtor de leite, disse que está otimista e confiante no projeto. “Temos que tentar e não desperdiçar a boa vontade da casa da lavoura, tenho certeza que seremos muito bem assistidos por eles”.

Outro produtor que discursou foi Anselmo Duarte Sayd dizendo que está esperançoso. “A idéia é ótima e eles estão nos dando uma oportunidade ímpar para ter assistência técnica gratuita, esta que sempre desejamos, mas nunca pudemos pagar. Para dar certo só dependerá de nós, do nosso comprometimento”.

Nenhum comentário: