sexta-feira, 9 de abril de 2010

CATI Regional Dracena realiza curso de preservação e recuperação de nascentes

Despertar o interesse na solução de problemas e capacitar os técnicos e produtores rurais, na importância das nascentes e nas técnicas de recuperação e preservação de nascentes, assim como na produção de água, foi o objetivo do Curso sobre Produção de Água, Recuperação e Preservação de Nascentes, realizado no dia 07 de abril, no CESD – Centro de Ensino Superior de Dracena.

Promovido pela Prefeitura Municipal, com realização do Comitê de Bacia Hidrográfica Aguapeí-Peixe e do IAC – Instituto Agronômico de Campinas, através da FUNDAG, em parceria com a CATI - Regional Dracena, o evento reuniu cerca de 40 pessoas, entre produtores, técnicos e profissionais ligados à área ambiental para palestras expositivas. Durante o evento foram apresentadas informações técnicas e práticas, na recuperação de nascentes, além da conservação do solo e produção de água.

O tema abordado na palestra foi enfoque do trabalho realizado no Programa Estadual de Microbacias, onde as questões ambientais foram discutidas e trabalhadas intensamente, buscando a recuperação de áreas degradadas e a recuperação e preservação de áreas de preservação permanente - APP, ou seja, as nascentes e córregos. Na região abrangida pela CATI de Dracena, composta de 16 municípios, foram recuperadas 172 hectares de mata ciliar, com plantio de 294 mil mudas de espécies nativas, em 204 propriedades, além da construção de 210,22 km de cerca para isolamento de APP e de voçorocas controladas. Ajudando no controle do assoreamento de nascentes e córregos, foram controladas 168 voçorocas, em 71 propriedades beneficiadas pertencentes à Regional.

Nenhum comentário: