quinta-feira, 1 de abril de 2010

CATI Regional Botucatu promove palestras sobre nutrição do gado leiteiro

A CATI Regional Botucatu, em parceria com a Casa da Terra Produtos Agropecuários, realizou duas palestras sobre Nutrição do Gado Leiteiro: uma, no dia 24 de março, no Anfiteatro da Escola Aristeu Pedroso de Almeida, em Itatinga , e outra, no dia 25 de março, na Casa da Agricultura de Botucatu.

As palestras, intituladas “O aumento da lucratividade do gado leiteiro por meio de nutrição balanceada”, foram proferidas pelo médico veterinário Emerson Marques Botelho, gerente de ruminantes do Grupo Evialis (pertencente à Purina Nutrição Animal) e contaram com a participação de 84 pessoas.

Os eventos tiveram uma excelente aceitação e aproveitamento por parte dos produtores e técnicos da região, pois trataram de um assunto que gera muitas dúvidas, como por exemplo, se é economicamente viável utilizar rações para nutrição de vacas leiteiras. “Ao utilizar rações em dietas balanceadas, os animais jovens têm um melhor desenvolvimento do rúmen e, por isso, mais eficiência no aproveitamento dos alimentos”, explicou Botelho.

Ainda segundo o veterinário, os animais em produção têm suas produtividades aumentadas em níveis que cobrem com facilidade os custos e geram um excedente produtivo, que aumentam significativamente a renda do pecuarista.

Botelho também falou da importância da nutrição balanceada para alcance dos índices zootécnicos, não devendo ser negligenciadas nutricionalmente as vacas em período seco, para não comprometer suas parições e produtividade.

O engenheiro agrônomo Daniel Ferreira Martins Pio foi o responsável pelo evento em Botucatu e a médica veterinária Lúcia Helena de Camargo Rocha, em Itatinga. A CATI Regional Botucatu reforça que é importante e necessário o produtor ter o auxílio de um técnico para realizar o balanceamento das dietas de suas vacas, utilizando as rações e os alimentos para garantir a máxima eficiência produtiva e os menores custos de produção.

Nenhum comentário: