sexta-feira, 23 de abril de 2010

Pequena propriedade é exemplo de boa administração

Localizada no Assentamento Timboré, município de Andradina, a propriedade rural de Narcizo José Ferreira serve como exemplo para outras pequenas propriedades rurais, em função da exploração intensiva em área de 14,52 hectares, o equivalente a 6 alqueires.

Nessa pequena área de terras, Narcizo e sua esposa Maria Ferreira dedicam-se exclusivamente às atividades agrícolas, explorando culturas anuais e permanentes, de forma sustentável, através do sistema produtivo conhecido com diversificação de culturas, que lhes proporciona uma boa rentabilidade e, consequentemente, melhorias na qualidade de vida da família.

Para que isso aconteça na prática, Ferreira e sua esposa acordam bem cedo para cuidar das lavouras de manga “Palmer” (75 pés), Ponkan (220 pés), Eucalipto (2.500 pés), Urucum (500 pés), feijão Caupi (2 ha), conhecido com feijão de corda, considerado o carro chefe das suas explorações agrícolas. Ele sempre diz que trabalhar com várias culturas, é a maneira mais correta de controlar a situação financeira da propriedade rural, porque sempre tem um dinheiro com a comercialização dos seus produtos agrícolas que são colhidos em diferentes épocas do ano, onde faz anotações dos produtos comercializados, suas receitas e despesas.

Em plena safra a família chega a colher 2.000 caixas de ponkan, 1500 kg de urucum, 375 caixas de manga, além do feijão de corda (Caupi), com colheitas escalonadas o ano todo, comercializando em feiras livres e nas residências de Andradina.

Para o controle das pragas que atacam as lavouras, o proprietário utiliza inseticida natural, com princípio ativo presente nas folhas de nim, árvore que produz substâncias inibidoras da ação de vários insetos.

Segundo o produtor, durante a colheita ele encontra dificuldades para escoamento da produção, pelas péssimas condições das estradas rurais, o que desestimula os compradores a se deslocarem para a propriedade, resultando em perdas dos produtos mais perecíveis, como é o caso da Ponkan.

Para solucionar os problemas com pragas, doenças e manutenção de fertilizantes nas lavouras, ele busca ajuda na Casa da Agricultura, onde sempre foi bem atendido, destacando os serviços de assistência técnica do engenheiro agrônomo Salvador Ziviani, da CATI Regional de Andradina, que visita a sua propriedade rural quando solicitado, para orientá-lo em suas atividades agrícolas.

Com vários anos trabalhando em sua pequena propriedade rural, o casal Ferreira já conseguiu melhorar sua infraestrutura, adquirindo um trator, implementos agrícolas, duas colheitadeiras, um veículo utilitário para transporte dos produtos e vários eletrodomésticos que contribuíram para melhorar a qualidade de vida da família. “A nossa força de trabalho e a implantação de um sistema intensivo de exploração das atividades agrícolas, são fatores de fundamentais para a nossa sobrevivência”, finaliza Narcizo.

Nenhum comentário: