sexta-feira, 23 de abril de 2010

Casa da Agricultura de Getulina acompanha demonstração de colhedora de café

No dia 19 de abril ocorreu, no Bairro Rural Aliança, em Getulina, a demonstração da colhedora de café na propriedade de Sérgio, um dos produtores integrantes do grupo de cafeicultores do Bairro Aliança, que adquiriu em conjunto a Colhedora de Café Tornado de Matão.

A Máquina foi adquirida pelo grupo com o objetivo de realizar a colheita nas áreas de café Obatã, Mundo Novo, Robusta e Catuaí. O equipamento está sendo testado em áreas onde os pés de café são maiores e aqueles que já estão adaptados à colheita mecanizada.

A iniciativa de compra partiu dos produtores devido à necessidade de mão de obra na época em que o café é colhido; com a máquina há maior rapidez e eficiência na colheita. Além de realizar o trabalho para o grupo, outros produtores poderão contratar a máquina para realizar a colheita.

Dependendo da produção do café a máquina chega a colher 1 litro por segundo em cafés muito produtivos, sendo de 800 a 1200 metros de rua por hora.

“Os produtores estão satisfeitos com a aquisição e acreditam que irão agregar mais qualidade ao grão de café, já que estes não entram em contato com o chão, além da eficiência de colheita” disse o técnico da Casa da Agricultura de Getulina, Paulo Sonehara.

Nenhum comentário: