quinta-feira, 15 de abril de 2010

CATI de Águas de Santa Bárbara inicia colheita de milho

Com a expectativa de superar o recorde de produção de 400 toneladas atingido no ano agrícola de 2008/2009, iniciou-se na última semana a colheita dos campos de produção de sementes de milho AL Bandeirante, ano agrícola de 2009/2010, na unidade do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da CATI, em Águas de Santa Bárbara.

Segundo diretor da unidade, engenheiro agrônomo Sylmar Denucci, a fazenda Potreiro vem adotando, já há alguns anos, os conceitos da agricultura agroecológica, cujos fundamentos estão expostos no livro “Manejo Ecológico do Solo”, de Ana Primavesi. Esses fundamentos enfatizam o uso racional de insumos, a adubação verde e a rotação de culturas. “Com isso, a unidade vem, ano a ano, reduzindo seus custos de produção e aumentando sua produtividade”.

Os campos de milho da unidade destinam-se à produção de sementes melhoradas. Essas sementes são beneficiadas e analisadas na unidade de Avaré e, posteriormente, são distribuídas para comercialização nas Casas da Agricultura e também pela iniciativa privada, em praticamente todas as regiões brasileiras. O AL Bandeirante é, reconhecidamente, o milho tipo variedade mais plantado em todo o Brasil, e foi obtido através do programa de melhoramento do DSMM.

Denucci explica que, como o milho tipo variedade permite melhoramento contínuo, o material genético dessa cultivar já se encontra na terceira geração. “Com isso, os agricultores que adquirem sementes de AL Bandeirante oriundas de campos de produção coordenados pela CATI, estão recebendo sementes com vantagens adicionais”, finaliza.

Nenhum comentário: