quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dia de Campo em Cachoeira Paulista

A parceria da Casa da Agricultura com Prefeitura Municipal, Cooperativa de Laticínios, Sindicato Rural e empresas comerciais tem garantido o desenvolvimento das atividades do Projeto CATI Leite, em Cachoeira Paulista, com bons resultados no campo.

No dia 17 de março, cerca de 50 pessoas, entre produtores e técnicos, participaram do Dia de Campo, que contou com apresentação de tecnologias sustentáveis e divulgação dos primeiros resultados no Sítio São Bernardo, propriedade do casal José Jofre de Castro Filho e Fátima Castro, que aderiram ao Projeto há dois anos.

Segundo o casal, os bons resultados no campo podem ser confirmados com o aumento de 57% na produtividade que passou de aproximadamente 19 mil para 29 mil litros por hectare ao ano, além da queda de 38% no custo de produção do litro do leite, passando de R$ 0,55 para R$ 0,36.

Diante desses resultados, é possível constatar a satisfação e o entusiasmo dos proprietários. “Foi muito bom ter conhecido e ter contato com o apoio do engenheiro agrônomo Antonio Celso, da Casa da Agricultura. Alcancei bons resultados na implantação e no manejo da forrageira e atualmente estou apaixonado pelo tifton”, anima-se José Jofre. Já Dona Fátima confirma que a atividade, que tanto anima o marido, também complementa a renda da família.

O engenheiro agrônomo Antonio Celso Ferreira Ferraz avalia que o grande mérito do Projeto CATI Leite é que, por meio da assistência técnica e da extensão rural pública, os produtores de leite da região têm a oportunidade de realizar e ver que com pequenas iniciativas planejadas podem obter resultados significativos, em pouco tempo. “É muito gratificante criar oportunidade para a melhoria de resultados zootécnicos e econômicos, mas principalmente contribuir para fortalecer um cenário de esperança e de dignidade para os produtores da região do Vale do Paraíba”, comentou o extensionista.

Afrânio Ferreira Reis, Presidente da Cooperativa de Laticínios local, sintetizou a importância das parcerias. “Sozinho realizamos atividades de apoio ao produtor, mas juntos criamos condições para fazer muito mais”.

A presença do Prefeito Municipal Fabiano Vieira sinalizou a intenção do fortalecimento do Município em prol da atividade leiteira e da agricultura familiar.

Anteriormente ao Dia de Campo, técnicos das Casas da Agricultura da região reuniram-se para finalizar o planejamento anual e elaborar o cronograma de atividades de difusão de tecnologia e resultados do Projeto CATI Leite nos municípios.

Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Ferreira Neto, Diretor da CATI Regional Guaratinguetá, o Projeto CATI Leite tem sido um instrumento importante para o cumprimento da missão institucional de promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio de programas e ações participativas, com envolvimento da comunidade, de entidades parceiras e de todos os segmentos dos negócios agrícolas.

Nenhum comentário: