quinta-feira, 15 de abril de 2010

Associação de produtores inaugura sede própria

A Associação dos Produtores Rurais de Gabriel Monteiro inaugurou, no dia 09 de abril, sua sede própria, com prédio para escritório e barracão para máquinas e implementos, sendo o terreno e as instalações adquiridos e construídos com recursos próprios da associação.

Estiveram presentes o presidente da associação, Ricardo Haruki Nakamura; a Prefeita de Gabriel Monteiro, Renee Crema Vidoto; o Deputado Estadual Reinaldo Alguz; produtores rurais associados e cidadãos do município. Na ocasião foi entregue uma colheitadeira de plataforma para grãos, através de convênio entre a Associação e a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

A Associação dos Produtores Rurais de Gabriel Monteiro tem hoje 70 associados e conta com uma boa estrutura de máquinas e implementos, prestando serviços desde o preparo do solo até a operação de colheita.

Segundo a engenheira agrônoma Maria Venina Barbosa Lolli, da Casa da Agricultura local, o município tem 279 propriedades rurais com uma área agrícola total de 13.000 hectares, sendo as principais atividades agropecuárias do município o gado de corte e de leite, a cana-de-açúcar, o café, o milho, o feijão e as oleráceas em geral.

A Associação vem desenvolvendo trabalhos de recuperação de áreas de preservação permanente (APP), no Projeto Recomposição de Matas Ciliares, em convênio com as Secretarias do Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tendo feito a recomposição de 69 áreas no município.

Inserida no conceito de desenvolvimento rural sustentável, desenvolve ainda em 6 áreas do município o projeto Sistema Agro Florestal-SAF, com plantio de mudas de espécies nativas, frutíferas e ainda mandioca e pimenta.

A Associação firmou convênio também com o FEHIDRO, para recomposição de mais 16 áreas de APP no município de Gabriel Monteiro.

Segundo a prefeita, “num município essencialmente agrícola como é o caso de Gabriel Monteiro é de grande importância a organização dos produtores”. Além da prestação de serviços máquinas e equipamentos aos seus associados, a associação promove treinamentos e mobiliza os produtores para ações de cidadania e neste sentido, no dia 19/05, estará realizando o 3º mutirão de recolhimento de embalagens de agrotóxicos, um dia de mobilização a favor da saúde do trabalhador e proteção do meio ambiente.

Nenhum comentário: