quinta-feira, 15 de abril de 2010

Técnicos participam de oficina sobre restauração ambiental

Os técnicos da CATI Regional de Barretos, juntamente com membros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural participaram da Oficina Restauração Ambiental com ênfase em Ecologia da Paisagem e Sistema de Nucleação, realizada nos dias 7, 8 e 9 de abril, no Parque do Peão Boiadeiro. O evento contou as iniciativas da Secretaria Executiva do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo Grande, do Clube Os Independentes, da Coordenação de Projetos Demonstrativos de Recuperação de Matas Ciliares da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento através da CATI Regional de Barretos; e teve como objetivo capacitar profissionais técnicos sobre a restauração ambiental no contexto da Sucessão Natural, levando em consideração a heterogeneidade ambiental e a conservação da paisagem, através do diagnóstico e aplicação de sistemas de nucleação.

Foram ministradas aulas teóricas, seguidas de prática de campo com construção de sistemas de nucleação para recuperação de área da vegetação natural no Parque do Peão Boiadeiro. Segundo a palestrante, Drª Deisy Regina Tres, de Santa Catarina, diretora da Biodiversitá e consultora da SMA, a denominação de “nucleação” tem origem em pesquisas científicas canadenses e diz respeito à aplicação de métodos de plantio, no caso, revolucionário na Área das Ciências Agronômicas. A professora explica que, entre os cinco métodos de nucleação, o mais comum é o da transposição de solo. Solo este retirado de dentro de matas naturais mais próximas ao projeto de recuperação, em que são coletados a serrapilheira e uma respectiva camada fina de solo de 5 cm de profundidade e 1 m² de superfície. Esse material é então transplantado sobre outra pequena área limpa que, normalmente estava ocupada pelo que se denominou, segundo Daisy, de vegetação contaminante, como por exemplo, pasto formado por braquiária depois que a cobertura natural foi anteriormente derrubada. Esses pontos de nucleação irão variar em quantidade, em função do entorno de cada projeto com base na Ecologia da Paisagem, e completa, dizendo que o método tem como um dos princípios, provocar um "gatilho ecológico" naquele material latente na mata.

O geógrafo Dagoberto Meneghini, da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, responsável pela Coordenação de Projetos Demonstrativos de Recuperação de Matas Ciliares, apresentou nesta oficina, os trabalhos de campo que sua equipe desenvolve experimentalmente, visando buscar alternativas para recuperação de áreas degradadas. Falou também da importância do Banco de Áreas Disponíveis para Recuperação Florestal no âmbito do Projeto Mata Ciliar, criado pela Resolução SMA 30, de 11 de junho de 2007.

Um comentário:

Teatro - Vidas em um palco disse...

Gostaria de parabenlizar a todos pelo trabalho maravilhoso que todos estão desenvolvendo, mas gostaria de parabenlizar principalmente a Dra. Deisy Regina Tres, minha tia. Fico emocionada quando vejo pessoas que trabalham com a natureza, que desenvolvem trabalhos como este. Torço para que esta ideia de conscientização se espalhe.
Att,
Joanna Tres.