quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cadeias produtivas na Agrishow - Fotos

quarta-feira, 28 de abril de 2010

CATI Sementes e Mudas na Agrishow

Ouça a matéria:





Veja as fotos:

terça-feira, 27 de abril de 2010

João Sampaio lança Programa Pró-Implemento

Agrishow: CATI divulga Microbacias II - Acesso ao mercado









sexta-feira, 23 de abril de 2010

Crédito rural é tema de encontro de produtores em Bragança Paulista

Aconteceu no dia 22 de abril, no auditório da CATI Regional de Bragança Paulista, um encontro envolvendo produtores rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, Sindicato dos Bancários, Banco do Brasil e outros representantes do setor, com o objetivo de esclarecer questões referentes ao crédito rural.

Após a apresentação das linhas de crédito do banco, foram debatidos diversos assuntos de interesse com destaque para questões relativas à obrigatoriedade da aquisição de outros produtos do Banco do Brasil na contratação do crédito rural e do Cartão do Agronegócio na utilização dos recursos do crédito.

Leia mais...

Funcionários da CATI Regional de Fernandópolis participam de reunião de divulgação do Microbacias II

Funcionários da CATI Regional de Fernandópolis e dos 12 municípios que compõem a regional se reuniram no dia 20 de abril para divulgação do Programa Microbacias II - Acesso ao Mercado.

A reunião foi conduzida pelo engenheiro agrônomo Mauro Leitão Linhares e contou com a presença de 16 técnicos, entre engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas, e 7 funcionários administrativos.

O objetivo foi esclarecer dúvidas e debater o projeto, que terá como foco a comercialização de produtos agrícolas, gerando emprego e renda ao pequeno produtor rural.

Na oportunidade também foram sanadas dúvidas sobre outros assuntos internos, como contratos de gestão, emissão de DAP, entre outros.

Casa da Agricultura de Getulina acompanha demonstração de colhedora de café

No dia 19 de abril ocorreu, no Bairro Rural Aliança, em Getulina, a demonstração da colhedora de café na propriedade de Sérgio, um dos produtores integrantes do grupo de cafeicultores do Bairro Aliança, que adquiriu em conjunto a Colhedora de Café Tornado de Matão.

A Máquina foi adquirida pelo grupo com o objetivo de realizar a colheita nas áreas de café Obatã, Mundo Novo, Robusta e Catuaí. O equipamento está sendo testado em áreas onde os pés de café são maiores e aqueles que já estão adaptados à colheita mecanizada.

Leia mais...

Propriedade rural de Lins realiza 1ª Festa do Café

No dia 18 de abril aconteceu no Sítio Tanaka, município de Lins, a 1º Festa do Café, com a presença de aproximadamente 60 pessoas, entre produtores rurais; o Prefeito Municipal, Waldemar Sândoli Casadei; o diretor da CATI Regional de Lins, Cyro Queiroz Junqueira; vereadores; representantes da prefeitura no setor de turismo rural e o especialista em café Choshin Kameyama.

O evento ocorreu em uma das propriedades rurais que participam no roteiro de turismo rural do Bairro Campestre, onde produtores rurais têm seus estabelecimentos abertos ao público oferecendo serviços como restaurante, sorveteria, orquidário, produtos artesanais e orgânicos.

Leia mais...

Trabalho da CATI é retratado em publicação da Unesp

O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos tem se mostrado uma boa opção de comercialização de produtos da agricultura familiar. Na região abrangida pela CATI Regional de Dracena tem se difundido e alcançado grande importância econômica.

Para tanto, o envolvimento dos técnicos da CATI tem sido fundamental na divulgação do programa, na elaboração do plano e no envolvimento de produtores e entidades beneficiadas.

Essa realidade foi retratada em trabalho realizado pela engenheira agrônoma Adriana Secco Brigatti, da Casa da Agricultura de Junqueirópolis, em um trabalho para a revista Cultura Agronômica, sob a orientação das professoras Maria Aparecida Anselmo Tarsitano e Sílvia Maria de Almeida Lima Costa, ambas da UNESP – campus de Ilha Solteira.

Leia mais...

Produtores de Lins tomam providências sobre pulverizações aéreas

No dia 19 de abril aconteceu uma reunião com 23 produtores e moradores do Bairro Tangará, em Lins, a fim de diagnosticar e discutir os problemas causados pelo uso de agrotóxicos pelas usinas de álcool e açúcar na região. A reunião contou com a participação do engenheiro agrônomo Harumi Hamamura, da Casa da Agricultura de Lins, que está orientando os produtores sobre o assunto.

Na oportunidade, foi diagnosticado que as aplicações aéreas (pulverização aérea com avião) têm causado sérios transtornos à população do bairro, com sintomas alérgicos aos produtos, bem como danos ao meio ambiente, com desfolha evidente de plantas nativas. A produção também está sendo afetada, causando grandes prejuízos com redução estimada de até 60% da produtividade, além de comprometer visualmente os produtos, reduzindo seu valor comercial.

Durante a reunião ficou decidido que os produtores irão registrar boletim de ocorrência exigindo dos responsáveis a paralisação das aplicações aéreas de herbicidas e produtos hormonais que possam ou estão causando danos à saúde, ao meio ambiente e à produção de olerículas e frutas. O segundo passo a ser tomado é uma nova reunião com os responsáveis pela usina para resolver o caso.

Pequena propriedade é exemplo de boa administração

Localizada no Assentamento Timboré, município de Andradina, a propriedade rural de Narcizo José Ferreira serve como exemplo para outras pequenas propriedades rurais, em função da exploração intensiva em área de 14,52 hectares, o equivalente a 6 alqueires.

Nessa pequena área de terras, Narcizo e sua esposa Maria Ferreira dedicam-se exclusivamente às atividades agrícolas, explorando culturas anuais e permanentes, de forma sustentável, através do sistema produtivo conhecido com diversificação de culturas, que lhes proporciona uma boa rentabilidade e, consequentemente, melhorias na qualidade de vida da família.

Leia mais...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

CATI realiza ciclo de palestras em Porto Ferreira

A CATI Regional de Limeira, através da Casa da Agricultura de Porto Ferreira, realizou no dia 12 de abril um ciclo de palestras no Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro (Antiga FEPASA).

O primeiro assunto abordado foi o crédito rural para a agricultura familiar (FEAP e PRONAF), pelo engenheiro agrônomo Waldinei Pastre, da CATI Regional de Limeira. Em seguida o engenheiro agrônomo Marcos Jonatan Amici Jorge, da Regional, proferiu a palestra sobre o Programa CATI Leite.

Para finalizar, o consultor do SEBRAE, engenheiro agrônomo Elinton Alessandro Silvério, proferiu a palestra sobre cooperativismo.

O evento contou com a participação de produtores rurais de vários municípios da região e também estiveram presentes o diretor da CATI Regional de Limeira, engenheiro agrônomo Carlos Tessari Habbermann; o prefeito municipal, Dr. Maurício Sponton Rasi e outras autoridades municipais.

Projetos CATI Leite são acompanhados com técnicas de manejo reprodutivo

Dentre várias atividades realizadas nas unidades do Projeto CATI Leite, o manejo reprodutivo não pode ser colocado em segundo plano. “Inicialmente faz-se o planejamento da alimentação do rebanho, não esquecendo que rebanhos desestruturados e sem controle reprodutivo levam qualquer sistema de produção animal à descrença”, comenta o médico veterinário Josué Fermino dos Santos, monitor do Projeto.

Leia mais...

CATI e prefeitura se reúnem para discutir implantação de programas

Representantes da CATI e dos bancos Nossa Caixa e Banco do Brasil se reuniram, no dia 8 de abril, com autoridades do município de Salto de Pirapora, para discutir a implantação do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Plano Nacional de Merenda Escolar. Também foram discutidos os financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).

Estiveram presentes a médica veterinária Paula Roberta Montanha, da Casa da Agricultura de Salto de Pirapora; o engenheiro agrônomo Fernando Aparecido Gomes da Costa, diretor da CATI Regional de Sorocaba; o engenheiro agrônomo Caetano Mainine, também da Regional; representantes dos bancos Nossa Caixa e do Brasil e autoridades municipais.

Esses assuntos foram pleiteados pela municipalidade e pelos agricultores locais. A Casa da Agricultura auxiliará os produtores nos projetos de financiamento, auxiliada pela CATI Regional de Sorocaba.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Secretaria de Agricultura negocia acordo com Banco Mundial para execução do Microbacias II










Itatiba realiza 8.ª Festa do Caqui & Cia

A 8.ª edição da Festa do Caqui & Cia realizada em Itatiba, entre os dias 9 e 11 de abril, foi um sucesso segundo os organizadores. Os produtores tiveram um grande destaque, afinal puderam expor e vender o caqui e outras frutas no pavilhão principal do Parque Luis Latorre. "O saldo foi muito positivo. Alcançamos todos os objetivos da festa, com a presença de um grande público e o aumento das vendas das frutas”, destacou o prefeito municipal João Fattori, acrescentando que isso ocorreu pelo apoio dado aos produtores em todas as fases de produção.

Leia mais...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Casa da Agricultura realiza palestra sobre zoonoses

A Casa da Agricultura de Tuiuti realizou no dia 15 de abril uma palestra em que o médico veterinário Walmir Carmino Pisciottano expôs todos os problemas e implicações de duas das mais importantes doenças que acometem os bovinos, a brucelose e a tuberculose.

Estiveram presentes cerca de 20 produtores de leite da região e foram passadas informações a respeito dos sintomas, prejuízos causados e principalmente sobre as formas de controle das duas doenças, como a utilização de vacina contra brucelose e a realização de exames de diagnóstico freqüentes no rebanho, além do cuidado na hora de comprar animais.

Outro problema discutido foi o fato de ambas as doenças serem consideradas como zoonoses, isto é, doenças de animais que podem ser transmitidas ao ser humano. A iniciativa faz parte do programa CATI Leite, levando informações sobre sanidade nos rebanhos leiteiros.

Produtor conserva o solo orientado pela CATI


O pequeno pecuarista avareense Carlos Armando Garcia, 46, sabe bem o valor de se conservar o solo. Quando ele adquiriu o Sítio Santo Antonio, com 23 alqueires, no bairro da Ponte Alta, em Avaré, não havia na propriedade "um palmo de terra conservada", ele conta.

A falta das práticas de conservação do solo durante muitos anos degradou a pastagem, os mananciais, que estavam secando e assoreando o ribeirão São João, que mais abaixo integra as microbacias hidrográficas dos Rochas e Pinhal.

Leia mais...

CATI participa da Agrovia 2010

A Agrovia 2010 teve como objetivo promover o agronegócio no sudoeste paulista. Realizada na segunda semana de abril, na Fazenda São Paulo, no município de Itapeva, contou com a participação de mais de 100 empresas que divulgaram as mais novas tecnologias, os produtos e os serviços. A programação foi bem diversificada com demonstrações de campo, exposições de tratores, máquinas e implementos, além de palestras técnicas, exposição de animais e torneio leiteiro.

Leia mais...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Associação de produtores rurais de Buritama instala software para gerenciar serviços

Com novos equipamentos, trabalho desenvolvido pela associação torna-se mais eficiente, devido a inserção da tecnologia

Depois da entrega do kit de informática doado pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) no final de dezembro de 2009, a ABPR (Associação Buritamense de Produtores Rurais) instalou um programa de computador para gerenciar os serviços desenvolvidos aos produtores rurais. A intenção é desenvolver uma gestão participativa que envolva todas as cadeias produtivas, bem como a transparência nas informações com os associados.

Leia mais...

Casa da Agricultura de Buritama avalia balanço trimestral

A Casa da Agricultura de Buritama concluiu, recentemente, o balanço do primeiro trimestre de 2010 dos projetos de investimentos elaborados.

Conforme a engenheira agrônoma Mirele Vinhas Voltolini, foram elaborados um total de 25 projetos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista - FEAP, totalizando R$854.362,23.

Leia mais...

Casa da Agricultura tem importante papel na "Capital do Limão"

Itajobi, município da região de Catanduva, com aproximadamente 15 mil habitantes e área de 50 mil hectares, é conhecida como a Capital Mundial do Limão. Entre as 1.300 propriedades agrícolas, quase 700 são produtoras de Lima Ácida Tahiti ocupando uma área de quatro mil hectares e 1,2 milhões de pés da fruta.

Leia mais...

Associação de produtores de leite conta com apoio de técnicos da CATI para melhoria na produtividade

Técnicos da CATI Regional Araraquara se reuniram no dia 12 de abril, com representantes da Associação dos Produtores de Leite do município. O evento foi um dos primeiros frutos do Encontro sobre Produção Sustentável da Atividade Leiteira, que aconteceu no dia 17 de março, no Sindicato Rural de Araraquara.

Segundo o zootecnista da Regional, Michel Calixto, a associação encontra-se em franco desenvolvimento e a CATI vai poder ajudar os produtores em uma perspectiva de contínuo progresso, tanto na melhoria interna da propriedade como na melhoria de seus negócios.

Leia mais...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Casa da Agricultura de Getulina realiza prova de bebida de café

No dia 14 de abril no Clube Kai-Kan, sede da Associação da Microbacia Hidrográfica Ribeirão Aliança, foi realizada demonstração de prova de bebida de três tipos de café.

Estiveram presentes 16 produtores, representantes da CATI Regional de Lins e técnicos do SEBRAE Bauru – Projeto Café, onde os mesmos puderam cheirar e provar os diferentes tipos de bebidas de café, e dar as suas opiniões quanto as suas percepções.

Leia mais...

Treinamento sobre CATI Leite capacita técnicos e pecuaristas

A Regional de Pindamonhangaba realizou no período de 03 a 09 de abril, mais um treinamento do CATI Leite – Desenvolvendo São Paulo. O objetivo foi capacitar e reciclar técnicos e pecuaristas, integrantes do projeto em seis municípios da região: São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Paraibuna, Caçapava, Taubaté e Pindamonhangaba.

Os encontros tiveram o acompanhamento do Artur Chinelato de Camargo, pesquisador da Embrapa Sudeste de Pecuária, instituição parceira e alinhada nos objetivos do Projeto Cati Leite, que busca orientar e capacitar extensionistas e produtores, para aumentar a produção em pequenas áreas com redução de custos, baseada na adoção de tecnologias acessíveis e aplicáveis de acordo com a capacidade de execução.

Para viabilizar as visitas de orientação e avaliação das propriedades envolvidas, a Regional contou com a colaboração de entidades públicas e privadas que também apóiam o desenvolvimento do projeto na região, Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba - Comevap e Calcário Dolomia.

Artur Chinelato salientou os resultados animadores nas propriedades visitadas e fez questão de destacar o trabalho da extensão rural. “O bom desenvolvimento do projeto tem acontecido, graças ao envolvimento da Cati e do apoio de Prefeituras, bem como, de outras entidades do segmento”. Artur citou ainda, o exemplo de Pindamonhangaba, município inovador nas políticas voltadas ao setor rural, percebidas na evolução da produção leiteira local.

CATI Regional Limeira promove ciclo de palestras em Analândia

A CATI Regional de Limeira a Casa da Agricultura de Analândia realizou ciclo de palestras nesta sexta-feira, dia 9 de abril, na Fazenda São Francisco, em Analândia.

O primeiro assunto abordado foi o controle de plantas invasoras em pastagem, apresentado pelo engenheiro agrônomo José Augusto Siciliano, da Realpec Agronegócios em parceria com Dow AgroSciences. Em seguida foram apresentadas as linhas de crédito rural disponíveis para a agricultura familiar (FEAP e PRONAF), pelo engenheiro agrônomo Waldinei Pastre, da CATI Regional de Limeira.

Para finalizar, o engenheiro agrônomo Marcos Jonatan Amici Jorge, da CATI Regional, proferiu a palestra sobre o Programa CATI-LEITE.

O evento contou com a participação de produtores rurais de vários municípios da região e também estiveram presentes o diretor da CATI Regional de Limeira, engenheiro agrônomo Carlos Tessari Habbermann; o prefeito municipal, Luiz Antonio Aparecido Garbuio; o vice-prefeito, Amarildo Luiz Crescitelli e outras autoridades municipais.

Técnicos participam de oficina sobre restauração ambiental

Os técnicos da CATI Regional de Barretos, juntamente com membros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural participaram da Oficina Restauração Ambiental com ênfase em Ecologia da Paisagem e Sistema de Nucleação, realizada nos dias 7, 8 e 9 de abril, no Parque do Peão Boiadeiro. O evento contou as iniciativas da Secretaria Executiva do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo Grande, do Clube Os Independentes, da Coordenação de Projetos Demonstrativos de Recuperação de Matas Ciliares da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento através da CATI Regional de Barretos; e teve como objetivo capacitar profissionais técnicos sobre a restauração ambiental no contexto da Sucessão Natural, levando em consideração a heterogeneidade ambiental e a conservação da paisagem, através do diagnóstico e aplicação de sistemas de nucleação.

Leia mais...

Reunião em Pirajuí define lançamento de projeto de monitoramento de rio

Na última segunda-feira (12) aconteceu, na Prefeitura de Pirajuí, um encontro onde foi discutida a data para o lançamento do projeto de monitoramento do Rio Dourado. Participaram, o prefeito de Pirajuí, Jardel de Araújo; o biólogo José Aparecido Cruz, da Eco Consultoria; a secretária de cultura, Rose Sinhorini; o presidente da ONG SOS Rio Dourado, Luiz Aparecido da Silva; o engenheiro sanitarista, Carlos Toledo e o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Pirajuí, Fábio Marchetti.

O objetivo da reunião foi tratar do lançamento oficial do projeto de Monitoramento das Águas do Rio Dourado, através da ONG SOS Rio Dourado, que será realizado com recursos do FEHIDRO. Trata-se de um diagnóstico desde sua nascente em Pirajuí até a sua desembocadura no rio Tietê, numa extensão de aproximadamente 100 km. O Rio Dourado passa pelos municípios de Pirajuí, Guarantã, Cafelândia, Lins, Guaiçara e Promissão. A data escolhida para o lançamento foi o dia 30 de abril, às 09 horas em Pirajuí.

Sericicultura: mecanização e possível parceria são motivos de visita

Professor e aluno de mestrado da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) visitaram, nos dias 8 e 9 de abril, Fiação de Seda BRATAC e alguns sericicultores, a fim de conhecer a mecanização na sericicultura e fazer contato inicial para possível parceria.

A atividade coordenada pela CATI Regional de Tupã e pela Casa da Agricultura de Bastos deu continuidade à visita ocorrida no mês de março com a presença dos engenheiros agrônomos da Divisão de Extensão Rural da CATI (Dextru), Abelardo Gonçalves Pinto e Sonia Tinoco, quando foi realizado o primeiro contato do órgão central com a cadeia da sericicultura na região de Bastos. Os produtores reivindicavam apoio governamental para agilizar as mudanças necessárias, diagnosticadas no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural do município de Bastos.

Leia mais...

Produtores de urucum visitam Casa da Agricultura

No último dia 06 de abril aconteceu uma excursão à Casa da Agricultura de Monte Castelo, com o intuito de levar aos produtores do município de Salmourão conhecimentos sobre novas técnicas de plantio e manejo do urucum. Nesse município está localizado um pólo de desenvolvimento do agronegócio, tendo como base o urucum da variedade Piave, uma variedade que possui o mais alto teor de Bixina em relação às outras, porém, mais exigente quanto ao solo e ao manejo.

Na oportunidade, os produtores puderam ver na prática todas as técnicas apresentadas pelo engenheiro agrônomo João Manoel, responsável pela Casa da Agricultura daquele município, que também é pesquisador da cultura.

Leia mais...

CATI de Águas de Santa Bárbara inicia colheita de milho

Com a expectativa de superar o recorde de produção de 400 toneladas atingido no ano agrícola de 2008/2009, iniciou-se na última semana a colheita dos campos de produção de sementes de milho AL Bandeirante, ano agrícola de 2009/2010, na unidade do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da CATI, em Águas de Santa Bárbara.

Segundo diretor da unidade, engenheiro agrônomo Sylmar Denucci, a fazenda Potreiro vem adotando, já há alguns anos, os conceitos da agricultura agroecológica, cujos fundamentos estão expostos no livro “Manejo Ecológico do Solo”, de Ana Primavesi. Esses fundamentos enfatizam o uso racional de insumos, a adubação verde e a rotação de culturas. “Com isso, a unidade vem, ano a ano, reduzindo seus custos de produção e aumentando sua produtividade”.

Leia mais...

Palestra sobre crimes ambientais reúne 200 pessoas em Santo Anastácio

A Casa da Agricultura de Santo Anastácio, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou no dia 07 de abril uma palestra com o promotor do Meio Ambiente Nelson Roberto Bugalho da região de Presidente Prudente. O evento contou com a participação de 200 pessoas, entre produtores rurais e sociedade civil.

A palestra teve como foco principal os crimes ambientais em áreas urbanas e rurais e a atuação do Poder Público. Segundo Felipe Melhado, responsável pela Casa da Agricultura de Santo Anastácio, a palestra foi de extrema importância para a comunidade local, pois proporcionou uma reflexão sobre o meio ambiente e o ser humano.

Leia mais...

Associação de produtores inaugura sede própria

A Associação dos Produtores Rurais de Gabriel Monteiro inaugurou, no dia 09 de abril, sua sede própria, com prédio para escritório e barracão para máquinas e implementos, sendo o terreno e as instalações adquiridos e construídos com recursos próprios da associação.

Estiveram presentes o presidente da associação, Ricardo Haruki Nakamura; a Prefeita de Gabriel Monteiro, Renee Crema Vidoto; o Deputado Estadual Reinaldo Alguz; produtores rurais associados e cidadãos do município. Na ocasião foi entregue uma colheitadeira de plataforma para grãos, através de convênio entre a Associação e a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

Leia mais...

CATI Regional de Araçatuba realiza oficina sobre agroecologia com povos indígenas

A Casa da Agricultura de Braúna, da CATI - Regional de Araçatuba, realizou no último dia 16/03/2010, pelo convênio MDA/SAA-SP CATI, a Oficina Técnica para Povos Indígenas, envolvendo a Aldeia Icatu, situada no município.

Com o tema agroecologia, o objetivo da oficina foi contribuir para o aprimoramento do sistema produtivo agrícola na aldeia dentro dos princípios agroecológicos, criando motivação para trabalhos futuros e resgatando seus saberes tradicionais.
Os indígenas, homens, mulheres e crianças se envolveram e participaram ativamente das atividades programadas.

Leia mais...

Restauração da CATI Regional Bauru deve ser concluída em maio

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, está realizando uma ampla reforma no tradicional prédio do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) “engenheiro agrônomo Loureliz Rodrigues Lourenço”, sediado em Bauru.

De acordo com o diretor da CATI Regional, médico veterinário Francisco Oliveira Júnior, a total restauração do prédio deverá ser concluída até o próximo mês de maio. Apesar da ampla reforma, ele garante que as obras preservam as características originais do prédio, construído em 1961. “É uma obra que valoriza, moderniza e preserva o prédio, que é um patrimônio do setor rural de Bauru e região”, salienta.

Leia mais...

Míldio e Inverno: prejuízos aos produtores de alface do Estado de São Paulo

O míldio da alface é uma doença causada por um micro-organismo (fungo) que causa muitos prejuízos aos produtores de alface. Em regiões mais quentes como a de Catanduva (SP), a ocorrência desta doença está entre os meses de abril e setembro.

Os prejuízos causados pelo míldio tornam-se mais evidentes na fase das mudas, onde as plântulas são mais suscetíveis ao ataque e as condições para o desenvolvimento da doença. Como as mudas possuem uma área foliar pequena, o prejuízo pode ser a destruição total das plântulas. Esse prejuízo drástico pode ocorrer também nas plantas depois de transplantadas para o campo aberto, nos primeiros sete dias de desenvolvimento. Durante o desenvolvimento da cultura o ataque do míldio também pode causar danos significativos, atrasando o ciclo da cultura e diminuindo a qualidade do produto final.

Leia mais...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dia Internacional do Café

Hoje, dia 14 de abril de 2010, se comemora o “Dia Internacional do Café”. Conhecido como uma bebida que faz bem à saúde, o café é um alimento funcional e pode prevenir doenças. O cafezinho aumenta a capacidade de trabalho físico e mental, do estado de alerta e vigília, a memória e o bem-estar. Além disso, equilibra a hiperatividade infantil, ajuda na concentração e também minimiza os efeitos do mal de Alzheimer e de Parkinson.

Na região de Avaré(SP), a cafeicultura ocupou no passado uma posição de destaque no agronegócio, mas ainda hoje conta com 550 hectares de área plantada e aproximadamente 700 mil pés em produção.

Leia mais...

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Casa da Agricultura promove curso sobre Aplicação de Agrotóxico e uso de EPI

A Casa da Agricultura de Guaiçara realizou, no final de março, curso teórico e prático sobre aplicação de agrotóxico e uso de equipamento de proteção individual (EPI). Foram abordados temas como a aplicação e o uso correto de agrotóxico, o manuseio destes produtos, os perigos que podem trazer para a saúde do trabalhador e o uso adequado dos equipamentos de proteção individual.

A turma de 15 participantes foi formada por representantes da prefeitura municipal de Guaiçara e Lins, funcionários de usinas, trabalhadores autônomos e produtores rurais. O curso teve carga horária de 24 horas e foi ministrado pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Valdomiro Munhoz Lopes, que explanou, também, sobre a NR31, que é a norma regulamentadora para os assuntos pertinentes a agrotóxicos.

“Todos ficaram muito atentos a todas as explicações e saíram do curso com a consciência de que temos que cuidar da saúde e do meio ambiente”, avaliou a engenheira agrônoma Lívia Maria Torres, responsável pela Casa da Agricultura de Guaiçara.

CATI Regional Dracena realiza curso de preservação e recuperação de nascentes

Despertar o interesse na solução de problemas e capacitar os técnicos e produtores rurais, na importância das nascentes e nas técnicas de recuperação e preservação de nascentes, assim como na produção de água, foi o objetivo do Curso sobre Produção de Água, Recuperação e Preservação de Nascentes, realizado no dia 07 de abril, no CESD – Centro de Ensino Superior de Dracena.

Leia mais...

Restinga lança Programa de Segurança Rural

No dia 7 de abril foi lançado em Restinga, município pertencente à CATI Regional Franca, o Programa Caminhos das Roças, para intensificar ações que visem a melhoria na segurança rural. “Em um esforço conjunto entre diversas entidades e produtores rurais, mapeamos, com rota de acesso via GPS, as 176 propriedades do município" salientou o responsável pela elaboração do projeto, engenheiro agrônomo Márcio Figueiredo Andrade, da Casa da Agricultura.

Cada propriedade foi identificada com um número, que ao ser digitado no GPS possibilitará aos agentes de segurança estabelecer a melhor rota ou caminho para se chegar à propriedade em casos de emergência. Esse mesmo número será usado para marcar os equipamentos, tratores e a entrada da propriedade, o que facilitará em casos de roubos. Também será feito um cadastro com dados de todos os trabalhadores rurais fixos, volantes e safristas.

Márcio Figueiredo ressaltou que a implantação do programa só foi possível pelo envolvimento de várias entidades parceiras: Associação dos Produtores Rurais de Restinga, Jeep Clube de Franca, Polícia Militar e Prefeitura Municipal. "Até o momento, foram doados para a Polícia Militar dois aparelhos de GPS, um pela Associação de Produtores e outro pelo Sindicato Rural de Franca. Outros dois serão futuramente doados à Polícia Civil”, afirmou o agrônomo.

Dia de Campo difunde o Projeto CATI Leite em Guapiaçu

Com o objetivo de difundir as vantagens da adoção das práticas preconizadas pelo Projeto CATI Leite, a Casa da Agricultura de Guapiaçu, pertencente à CATI Regional São José do Rio Preto, organizou um Dia de Campo para técnicos, produtores e estudantes do setor agrícola.

As 180 pessoas que compareceram ao evento puderam acompanhar de perto as transformações ocorridas na propriedade de Carlos Roberto Gallo, inserida no projeto como Unidade de Demonstração. “Fazemos um trabalho de extensão rural há muitos anos com este produtor e, ao realizar o Dia de Campo no local, mostramos que em pequenas áreas, bem manejadas, é viável obter renda por meio da pecuária leiteira”, afirma o médico veterinário Ricardo Santos Silva, um dos colaboradores do evento.

Leia mais...

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Produtores e técnicos de Extrema (MG) visitam Unidade Demonstrativa do CATI Leite

No dia 5 de abril, um grupo composto por seis produtores rurais e dois técnicos ligados ao Programa Balde Cheio de Extrema (MG) estiveram em Nazaré Paulista participando do Dia de Campo sobre o Programa CATI Leite, coordenado por técnicos da CATI.

O evento aconteceu no Sítio Marmeleiro, Unidade Demonstrativa do CATI Leite da Regional de Bragança Paulista, e contou com a presença de mais de cem pessoas, entre produtores e técnicos das regiões de Bragança Paulista, Piracicaba, Mogi das Cruzes e São João da Boa Vista; representantes do Sindicato Rural e da Prefeitura de Extrema (MG); além do pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Artur Chinelato de Camargo.

Leia mais...

terça-feira, 6 de abril de 2010

Tupã : Produtores de amendoim debatem necessidades da cadeia produtiva

Dar continuidade às conversas sobre a produção de sementes de amendoim, definir os próximos passos e levantar os possíveis cooperados para a produção dessas sementes, foi o objetivo da reunião que aconteceu em Tupã, no dia 05 de abril, e que reuniu deputado estadual, prefeito municipal, coordenador da CATI, representantes da CAMAP, técnicos e produtores envolvidos no assunto.

Tudo começou, quando no início de março, os produtores da região pediram a presença do coordenador da CATI, José Luiz Fontes, para debater e buscar soluções para os problemas enfrentados pelos produtores de amendoim da região. Essa conversa reuniu técnicos da CATI e representantes da cadeia produtiva. As principais dificuldades apresentadas foram: falta de sementes, alto custo no controle de pragas e doenças, falta de produtos registrados para a cultura, linhas de crédito específicas, falta de locais para armazenamento e de equipamentos adequados para beneficiamento.

Leia mais...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Alunos têm "dia de aventura" em área de preservação

Os parceiros Casa da Agricultura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Buritama e Diretoria Municipal de Educação, realizaram, no dia 30 de março, uma aventura na Área de Preservação Permanente (APP) Vovô Messias Teixeira, com cerca de 200 alunos da EMEF Bairro Nossa Senhora do Livramento, em comemoração ao dia Mundial da Água, que aconteceu no mês de março.

O evento ocorreu no Sítio do Pica-pau Amarelo, do presidente do CMDR e da Associação Buritamense de Produtores Rurais, Paulo Antônio Duarte. Foi realizada uma atividade do projeto de recuperação de áreas degradadas nas microbacias da Casa da Agricultura de Buritama com o objetivo de aplicar a educação ambiental informal, através de vivência prática dos alunos no universo rural e, ao mesmo tempo, desenvolver ações de ecoturismo.

Leia mais...

Agricultor recebe trator em Pedregulho

No dia 1º de abril, a CATI – Regional de Franca entregou um trator pelo programa Pró-Trator no município de Pedregulho, onde já foram recebidas outras 17 máquinas.

Os tratores representam R$ 1,2 milhão de recursos apenas neste município. As chaves foram entregues pelo diretor da Regional, Pedro Cesar Avelar, juntamente com o gerente do Banco Nossa Caixa, Gustavo e representante da concessionária Massey Ferguson.

Quem recebeu a máquina foi o agricultor Marino de Paula Santos, dono da Fazenda Baixo Lageado. Ele produz café, milho, soja e leite com seus dois filhos, Mario Eurípedes e Marciano de Paula. “O trator vai facilitar todas as atividades desenvolvidas aqui na propriedade e também servirá para a prestação de serviços a outras pessoas”, anima-se.